Banca de QUALIFICAÇÃO: KATARINA MONTEIRO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATARINA MONTEIRO BEZERRA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: por videoconferência
TÍTULO:

PROCESSOS CIRCULARES NAS ESCOLAS:

Uma visão holística na aplicação das práticas restaurativas no Estado

Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

CÍRCULOS NAS ESCOLAS, PROCESSO
DIALOGAL, ESCOLA RESTAURATIVA


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A escola, responsável pela educação, visando ao pleno desenvolvimento da
pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho,
quando oferece programas extracurriculares proporcionam a toda a comunidade escolar
momentos de integração e conexão. Os Processos Circulares são práticas que favorecem
as conexões sociais e interpessoais, entre os atores do processo de ensinar e aprender,
por proporcionarem um espaço seguro e liberdade de expressão, tendo como requisito o
não julgamento e/ou juízo de valor, estabelecerem relações mais saudáveis. Os Círculos
de Construção de paz têm como objetivos restaurar essas relações, construir valores
comuns, conectar as pessoas pelas suas partilhas e histórias vivenciadas, onde todos
tenham vez e voz com igualdade. O despertar para a cooperação e colaboração são
desenvolvidos pela empatia e pertencimento. A escola, principal local depois do lar,
deve ser um ambiente de promoção de cuidados, onde as potencialidades individuais
serão respeitadas, desenvolvidas e acolhidas. A convivência no ambiente escolar é a
base da aprendizagem do viver em sociedade com suas diversidades e quando esse
processo é compreendido o recinto passa a ser mais harmônico e saudável para todos.
Os Círculos de Construção de paz nas escolas fortalecem as relações pessoais,
aproximam as pessoas por meio da contação das suas histórias de vida facilitando o
desenvolvimento não apenas da cognição e também de valores éticos e morais. O
ambiente escolar também deve ser um local de orientação para a vida, e as práticas
restaurativas auxiliam na construção de um ambiente de paz pela liderança partilhada e
pela igualdade, contudo, quando há desconexão de convivência harmoniosa nessa
liderança, ocorre o isolamento, assim como revela-se o autoritarismo quando não há
empatia e respeito e, por consequência, rompimentos das relações pacíficas, gerando
conflitos e violência. A autenticidade e espírito colaborativos são construídos para que
todos sejam reconhecidos e as suas diferenças sejam respeitadas. A disciplina é
potencializada nessa prática restaurativa pela metodologia aplicada dos pilares formados
pela escuta ativa, concentração nas narrativas e o estado de presença que são
fundamentais para o crescimento coletivo. As vulnerabilidades, as dores, os medos e os
conflitos são acolhidos cuidadosamente, sem julgamento para serem solucionados ou
geridos de forma que atendam às necessidades e interesses dos envolvidos. Que a fala
livre, expressando sentimentos e emoções sejam acolhidas e respeitadas com amor. A
confiança e a conexão advindas dos Processos Circulares nas escolas transformam
confrontação em cooperação de toda comunidade, pois são capazes de construir,
reconstruir, restaurar, conectar e reconectar as pessoas auxiliando-as no aprimoramento
das habilidades emocionais, expressão dos pensamentos e na união em todo o contexto
educacional. As fontes da pesquisa serão os programas utilizados pelas instituições
Círculos em Movimento, Terre des homens Brasil e JR Conect. Serão analisadas
metodologia aplicada nas escolas que aderiram aos projetos e quais as práticas e
técnicas realizadas, os desafios encontrados e, consequentemente, os resultados obtidos

partindo da pergunta “Qual a importância das práticas restaurativas como métodos
utilizados para a gestão e resolução de conflitos e redução da violência nas escolas?”


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3215159 - ARTUR STAMFORD DA SILVA
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES
Interna - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Notícia cadastrada em: 27/04/2022 10:12
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