Banca de DEFESA: TALITA MARIA PEREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALITA MARIA PEREIRA DE LIMA
DATA : 09/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EFETIVIDADE EM ESCOLAS DO RECIFE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva; Direitos Humanos; Pessoas com Deficiência; Direito à Educação; Acesso à Educação; Direito
Antidiscriminatório.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

Nos tempos remotos, as questões sobre a deficiência não eram tratadas ou
comentadas. Com o passar do tempo, a luta em defesa da inclusão desses
seres humanos foi ganhando força. Dentre as questões relacionadas a este
segmento está a educação, que só, recentemente, começa a ser vista como
um direito de todos. O presente estudo tem como objeto investigar como tem
se efetivado o Direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência,
em escolas públicas do Ensino Fundamental, anos iniciais, na cidade de
Recife-PE, no período de 2015 a 2020. Dentre os autores que fundamentam a
presente pesquisa se destacam os estudos de Paulo Freire, a Teoria Crítica de
Adorno, Teoria do Contato de Allport, os conteúdos de Mantoan e o Direito à
Antidiscriminação, conforme Roger Raupp. O tipo de pesquisa é qualitativa
com amostragem de campo, e tem como método de investigação o Estudo de
Caso, entrevistas semiestruturadas, com os seguintes sujeitos: Gerente de
Educação Especial do Recife; Gerente de Políticas Educacionais de Educação
Inclusiva; Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação de
Pernambuco; Gestor/a da escola; professor/a do Atendimento Educacional
Especializado; professores/as das salas de aula do ensino regular que
atendem/atenderam alunos/as com deficiência e os/as pais/mães/responsáveis
dos/as alunos/as com deficiência matriculados/as na escola no ensino
fundamental, dos anos iniciais - campo de investigação. Será desenvolvida
análise documental com base em Cellard e Bardin, bibliográfica e a observação
assistemática, utilizando o caderno de campo como instrumento de registro, e a
análise de conteúdo fundamentada em Bardin, optando pela análise categorial
temática e método indutivo. Como contribuição do estudo apresentamos as
questões principais que favorecem e/ou dificultam o desenvolvimento da
política de inclusão dos/as alunos/as nas escolas públicas municipais do
Recife, do ensino fundamental anos iniciais. Com base nas respostas dos
objetivos e o que foi apresentado pela pesquisa, tem que, apesar dos avanços
no processo de inclusão escolar desse segmento, com o desenvolvimento da
política, a exemplo das Declarações, Tratados e legislações, no âmbito
internacional, nacional, estadual e municipal, em contrapartida também
tiveram/tem retrocesso e risco de perda de direitos já conquistados por esse
segmento, principalmente entre os anos de 2018 – 2021. É importante a
realização de monitoramento e avaliação efetiva dessas Políticas; como
também especialmente a escuta e acolhimento das demandas das pessoas
com deficiência, seus familiares e dos professores da sala de aula regular.
Assim, constatou, através das escutas dos Sujeitos da pesquisa, que as
escolas públicas municipais do Recife, do ensino fundamental anos iniciais não
estão efetivando de fato o direito à educação para pessoas com deficiência, a
exemplo da falta de Profissionais de Apoio Escolar. Nos pontos positivos, têm
as melhoras na socialização através do contato social e o aprendizado entre os
alunos com deficiência e toda a comunidade escolar, ou seja, uma troca mútua
de saberes. É importante haver mudança estrutural no ambiente escolar, como
também de pensamento e comportamento de todos os atores, para que de fato
ocorra a Educação inclusiva. E o fortalecimento da luta para conquistas,
manutenção e efetivação do direito à educação para as pessoas com
deficiência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1131272 - AIDA MARIA MONTEIRO SILVA
Interna - 1295424 - ANGELA MARIA MONTEIRO DA MOTTA PIRES
Externa ao Programa - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 07:49
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