Banca de DEFESA: BARBARA CRISTINA DE SOUSA PEDROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA CRISTINA DE SOUSA PEDROSA
DATA : 24/11/2022

AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS EM INDIVÍDUOS COM LINFEDEMA SUBMETIDOS A TERAPIA COMPLEXA DESCONGESTIVA E FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Fisioterapia aquática; terapia complexa descongestiva; inflamação; citocinas

O linfedema é uma doença progressiva, caracterizada pelo acúmulo tecidual de líquidos e macromoléculas no espaço intersticial, decorrentes de deficiências no transporte linfático. O sistema linfático está intimamente relacionado com a ativação da resposta inflamatória, controle de infecções e defesa contra agentes invasores. Além disto, respostas inflamatórias Th1 e Th2 estão diretamente relacionadas com a fisiopatologia da doença e são responsáveis pelos achados patológicos do linfedema. Apesar dos impactos gerados pela doença e suas sequelas, o tratamento adequado realizado com terapêuticas que minimizem a progressão do linfedema e prevenção de suas sequelas deve ser priorizado, a fim de que o paciente tenha sua condição de saúde melhorada. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da Terapia Complexa Descongestiva e da Fisioterapia Aquática sobre biomarcadores do processo inflamatório e sobre o volume do membro inferior em indivíduos com linfedema de membro inferior. Consistiu em um estudo do tipo ensaio clínico randomizado e controlado, desenvolvido no Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami (LIKA), no Laboratório Multiusuário de Análises Integradas (LAMAI) e na Clínica Escola de Fisioterapia, ambos do Departamento de Fisioterapia e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Os participantes do estudo com diagnóstico clínico de linfedema em membros inferiores foram alocados no grupo de intervenção Terapia Complexa descongestiva (TCD) ou no Grupo Fisioterapia Aquática, com base no protocolo fisioterapêutico empregado; e os indivíduos que não possuíam diagnóstico de linfedema foram alocados no grupo controle (grupo sem linfedema). A avaliação dos biomarcadores inflamatórios foi realizada através do hemograma, dosagem da Proteína C Reativa (PCR), mensuração das frações do complemento C3 e C4 e da mensuração dos níveis séricos das citocinas interferon gama (IFN-γ), fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), interleucinas 4 (IL-4), 6 (IL-6) e 10 (IL-10) no sangue periférico. O volume dos membros inferiores foi mensurado pela fórmula do cone truncado. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados obtidos no estudo demonstraram que a TCD reduziu significativamente os níveis de TNF-α nos indivíduos com linfedema (p= 0,028). Além disso foram encontradas diferenças significativas entre o grupo sem linfedema e o grupo TCD nas concentrações de IL-10 (p=0,049) e de monócitos (p=0,039), e nos níveis de C3 entre o grupo sem linfedema com o grupo fisioterapia aquática (p= 0,002) e grupo TCD (p= 0,011). Nossos achados evidenciaram que a TCD foi capaz de reduzir significativamente o marcador inflamatório TNF-α nos pacientes com linfedema, apontando para um efeito anti-inflamatório da terapêutica no linfedema.

Presidente - 1245581 - CELIA MARIA MACHADO BARBOSA DE CASTRO
Interna - ***.147.764-** - ANA LUCIA FIGUEIREDO PORTO - UFRPE
Interno - 1887470 - DIEGO DE SOUSA DANTAS
Externo ao Programa - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS - UFPEExterna à Instituição - MARIA DO SOCORRO BRASILEIRO SANTOS - UFPB