Banca de QUALIFICAÇÃO: MAINE VIRGINIA ALVES CONFESSOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAINE VIRGINIA ALVES CONFESSOR
DATA : 18/11/2022

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE NANOEMULSÃO DE ÓLEO NATURAL CONTENDO Curcuma longa L.

Azeite de Oliva; Curcumina; Antimicrobiano; Resistencia bacteriana.

A resistência aos antimicrobianos é um problema grave, que implica em elevada taxa de morbi-mortalidade. Alternativas aos antibióticos convencionais devem ser ações prioritárias da ciencia. A Curcuma longa L, conhecida popularmente como curcuma, turmeric ou açafrão, apresenta potencial medicinal antimicrobiano validado. Entretanto, os curcuminoides, incluíndo a curcumina – principal fitoconstituinte, são hidrofóbicos, fotossensíveis e apresentam dificuldade em transpor a membrana plasmática. A nanotecnologia e suas ferramenteas de otimização da entrega de substâncias bioativas, são extensivamente estudadas para contrapor essas caractristicas de baixa biodisponibilidade, destacando-se as nanoemulsões (NEs), uma vez que esses sistemas apresentam alta eficiência de carregamento, maior superficie de contato, estabilidade de diluição e podem ser usadas para melhorar a eficácia terapêutica e reduzir efeitos tóxicos, além de aumentar a solubilidade dos bioativos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou desenvolver, caracterizar e avaliar a atividade antibacteriana de nanoemulsões de óleo natural contendo curcumina da Curcuma longa (CUR). As NEs foram preparadas pelo método de emulsificação espontânea seguida de sonicação e a formulação foi desenhada tendo em observância os valores de HBL dos tensoativos e do óleo. Inicialmente, várias formulações foram elaboradas e comparadas, sendo selecionadas 2, de acordo com as propriedades fisico-químicas obtidas, para a produção das NEs com curcumina encapsulada. Dessa forma, obteve-se duas NEs contendo 500µg/mL de CUR, produzidas com aquecimento a aproximadamente 40°C, contendo óleo de oliva (5%) e os tensoativos tween 80 (5%) e span 80 (2,5%), sendo adicionados 87,5% de água. A NE-CUR-1 apresentou tamanho de partícula (Ø) de 165,40± 2,56, PDI de 0,254, potencial zeta (ζ) de -33,20± 1,35, pH de 6,49 e eficiência de encapsulação de 99%, enquanto a NE-CUR-2 apresentou tamanho de partícula (Ø) de 105,70± 4,13, PDI de 0,459, potencial zeta (ζ) de -32,10± 1,45, pH de 6,40 e eficiência de encapsulação de 99,29%. A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizada pelo método de microdiluição em caldo seguindo protocolo do Clinical and Laboratory Standards Institute, para as bactérias Acinetobacter baumannii ATCC 19606, Escherichia coli ATCC 13846, Escherichia coli ATCC 25922, Escherichia coli H10406, Enterococcus faecalis ATCC 29212, Klebsiella pneumoniae ATCC 13883, Klebsiella pneumoniae ATCC 700603, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Staphylococcus aureus ATCC 25923, Staphylococcus aureus ATCC 33591. As NEs mostraram-se com perfil bacteriostático para a maioria das bactérias avaliadas. A CIM variou entre 125 e 250 µg/mL. As bactérias mais sensíveis foram as S. aureus ATCC 25923, S. aureus ATCC 33591 e E. faecalis ATCC 29212, para as quais a NE-CUR-1 apresentou inibição do crescimento em uma dose de 125 µg/mL. Foi realizada ainda a avaliação, pelo método Checkerboard, da interação das NEs com a ceftazidima frente aos isolados clínicos resistentes de K. pneumoniae (K. pneumoniae ATCC 13883 e os isolados clínicos K25-A2, K26-A2, K29-A2, K31-A2 produtores de bomba de efluxo). As NE-CUR-1 e NE-CUR-2 mostraram-se capazes de reduzir a dose da ceftazidima frente a essas cepas resistentes, observando-se que as NEs contendo CUR apresentam predominantemente um perfil sinérgico com a ceftazidima. Para a K25-A2, foi possível verificar uma redução de 128 vezes na CIM da ceftazidima (de 512 para 4 µg/mL) quando associada com a NE-CUR-1 e de 16 vezes na CIM da ceftazidima (de 512 para 32 µg/mL) quando associada com a NE-CUR-2. Assim, as nanoemulsões desenvolvidas apresentam características físico-químicas ideiais para futuros estudos in vivo, potencializando a atividade antibacteriana da ceftazidima, tornando-se uma estratégia promissora para o tratamento de infecções bacterianas resistentes causadas por K. pneumoniae.

Externa à Instituição - ELISÂNGELA AFONSO DE MOURA KRETZSCHMAR - UFPB
Interno - ***.993.114-** - ROMERO MARCOS PEDROSA BRANDAO COSTA - UFRPE
Externo à Instituição - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 17:20