Banca de DEFESA: WANESSA MAYARA SILVA DA ROCHA

DISCENTE: WANESSA MAYARA SILVA DA ROCHA
DATA : 09/03/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet - link: https://meet.google.com/egb-tdcd-nsr

MÉDIA ARITMÉTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS: COMPREENSÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE ENSINO

Média Aritmética; Letramento Estatístico; Formação de Professores de Matemática; Ensino Fundamental Anos Finais.

O conceito de média aritmética se encontra presente nas mais variadas situações e contextos, como, por exemplo, nos meios de comunicação para veicular notícias diversificadas. A leitura de notícias da mídia envolve análises e avaliações críticas baseadas em elementos do conhecimento e disposicionais e requer das pessoas certo nível de letramento estatístico (LE), conforme modelo teórico de Iddo Gal. Nesta pesquisa analisa-se, em termos gerais, a compreensão do conceito de média aritmética por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando identificar possibilidades para o ensino desse conteúdo em sala de aula a partir da perspectiva do LE. Em termos específicos busca-se identificar conhecimentos prévios de professores de Matemática dos anos finais sobre situações envolvendo o uso da média aritmética; caracterizar abordagens de ensino sobre situações envolvendo o uso da média; e, analisar com professores de matemática possibilidades de ensino do conceito de média na perspectiva do LE. A metodologia, de cunho qualitativo, envolveu realização de questionário virtual com 14 professores de matemática de escolas localizadas em diferentes municípios do estado de Pernambuco; e de grupo focal com quatro desses professores, os quais aceitaram continuar participando da pesquisa. O questionário envolveu questões abertas e fechadas sobre perfil e formação dos participantes, e aspectos relacionados a compreensão do conceito de média aritmética. A maioria dos professores compreendeu esse conceito relacionando-o à definição de média simples. Além disso, muitos deles não reconhecem as propriedades da média e têm dificuldades em interpretá-las em gráficos estatísticos. Um erro comum foi eles reconhecerem a média destacando os resultados que mais se repetem, confundindo assim com o conceito de moda. Eles também apresentaram dificuldades em compreender o conceito de média móvel. O grupo focal, realizado de modo síncrono em dois encontros no Google Meet e de forma assíncrona com o auxílio do WhatsApp, incluiu problematizações, teorizações e elaboração de atividade em duplas, para o ensino do conceito de média nos anos finais. Os encontros oportunizaram aos participantes reflexões e análises sobre tipos de erros na resolução de problemas de média aritmética na perspectiva do LE. As abordagens propostas pelos docentes apresentaram-se potencialmente mobilizadoras de questionamentos críticos, possibilitando articulações dos elementos de disposição e do conhecimento.  Os resultados apontam para a relevância do ensino da média aritmética nos anos finais com ênfase no Letramento Estatístico.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Externo à Instituição - ROBSON DA SILVA EUGÊNIO - UPE