Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE ANGELA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANNE ANGELA ALBUQUERQUE DOS SANTOS
DATA : 24/08/2020
LOCAL: Recife

CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM ONLINE: PROMOÇÃO DE ENGAJAMENTO EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA COVID 19

cenários de aprendizagem online; engajamento estudantil online, ensino superior remoto.

Diante da necessidade de aprofundar estudos brasileiros sobre cenários de aprendizagem online e engajamento discente, partimos da hipótese de que estes novos cenários de aprendizagem online criados a partir da demanda da pandemia podem promover engajamento em estudantes do ensino superior, porque estes cenários permitem a combinação de modalidades educacionais, diferentes narrativas em aulas, variados espaços de aprendizagem online, inserção tecnológica em diversos níveis, desenvolvimento de conteúdos e habilidades e avaliação diferenciada. Além de um impacto de geração sobre essa nova forma de ensino desenvolvida a partir da pandemia. Nosso objetivo geral é analisar como os diferentes cenários de aprendizagem online criados a partir da pandemia Covid 19 contribuem para promoção do engajamento estudantil. Nossos objetivos específico são: mapear e classificar os cenários de aprendizagem online do Ensino Superior, criados a partir da pandemia; identificar, na perspectiva do estudante, se os cenários de aprendizagem online são engajadores e por quê; relacionar o engajamento do estudante aos cenários de aprendizagem online. O método da pesquisa está dividido em 03 etapas: revisão integrativa sobre Cenários de Aprendizagem online; estudo de casos múltiplos em duas instituições de ensino superior com cenários de aprendizagem online em tempos de pandemia; classificar e relacionar o engajamento do estudante às ações de aprendizagem nos cenários citados compostos a partir da revisão sistemática Esta pesquisa contribuirá para compreender se existe relação entre a proposta do cenário de aprendizagem online no ensino superior e a promoção de engajamento estudantil. Para isso, trabalhamos com o conceito de cenários de aprendizagem no contexto educacional e suas ações didáticas desenvolvidas durante todo o processo na sala de aula online.

Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Externo ao Programa - 2067174 - PAULO ANDRE DA SILVA