Banca de QUALIFICAÇÃO: NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

O LETRAMENTO ESTATÍSTICO COMO POTENCIALIZADOR DO PROJETO POLÍTICO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Educação Estatística. Formação de Professores. Letramento Estatístico. Aspectos Sociopolíticos. Convivência com o Semiárido.

No Semiárido Brasileiro existem dois projetos políticos em disputa, o de Combate à Seca, oriundo de ações governamentais recorrentes desde o início do século XX e o da Convivência com o Semiárido, emergido nos anos de 1990 a partir da articulação sociopolítica de organizações não governamentais e da sociedade civil. Os referenciais epistemológicos que formulam as duas propostas são historicamente antagônicos, da mesma forma que as compreensões de desenvolvimento para essa região se mostram divergentes, estabelecendo um cenário de disputas entre narrativas fundamentadas por diferentes pressupostos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais.  Ambos os projetos se utilizam de conhecimentos estatísticos para a comprovação e validação de suas narrativas, apresentando dados referentes aos contextos sociopolíticos do semiárido através de variados instrumentos que visam a aceitação de suas perspectivas. Este projeto escolhe politicamente o alinhamento com a perspectiva proposta pelo projeto da Convivência com o Semiárido e enfoca questão de pesquisa: é possível mobilizar os pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Estatístico para promover a problematização de aspectos sociopolíticos do semiárido e com isso fomentar os referenciais  do Projeto Político da Convivência com o Semiárido? O objetivo geral deste projeto é desenvolver um processo de mobilização dos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Estatístico que promova a problematização de aspectos sociopolíticos do Semiárido Brasileiro e com isso fomentar os referenciais que formulam o Projeto Político da Convivência com o Semiárido. Especificamente, buscaremos: i) elencar conhecimentos apriori acerca do Projeto da Convivência com Semiárido; ii) analisar um processo formativo a partir de atividades problematizadoras mobilizadas pelos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Estatístico; iii) identificar nas compreensões dos participantes evidências do letramento estatístico nas percepções, posturas e atitudes perante as problematizações de aspectos sociopolíticos do Semiárido Brasileiro; iv) apontar ações reflexivas relacionadas aos processos de letramento estatístico que indiquem ressignificação e novos conhecimentos acerca do projeto da Convivência com o Semiárido. Para o desenvolvimento da nossa proposta de investigação, será constituído um grupo formativo virtual, composto por 06 docentes, sendo 03 professoras e 03 professores da Educação Básica que ensinam Estatística em escolas públicas pertencentes ao território do semiárido. Os procedimentos terão duas etapas investigativas. A primeira será a etapa de reconhecimento, que consiste na caracterização dos perfis profissionais e acadêmicos dos docentes participantes,  e na identificação conhecimentos apriori acerca de aspectos sociopolíticos do semiárido. A segunda etapa será a elaboração e efetivação de um processo formativo estruturado em 04 encontros com duração de 2h30min cada, com o propósito de buscar a mobilização dos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Estatístico via atividades formativas pré-elaboradas e problematizadas por aspectos sociopolíticos que terão como base a articulação com os cinco imperativos fundantes que configuram o sentido da convivência, a saber: 1- Convivência com o Meio Ambiente; 2- Economia da Convivência; 3- Convivência com a Qualidade de Vida; 4- Cultura da Convivência e 5- Dimensão Política. Durante as atividades serão registradas as opiniões, percepções, atitudes, posturas e outras ações importantes dos docentes, ao mesmo tempo que mediaremos reflexões críticas que acreditamos serem fundamentais para a ressignificação de compreensões acerca dos modos de viver, existir e resistir no Semiárido.

Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - DENISE XAVIER TORRES - UFCG