COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO HÍBRIDO: Construção de um quadro referencial.
Competências Docentes; Ensino Híbrido; Quadro Referencial
O ensino híbrido é apontado como tendência educacional a alguns anos por se mostrar um modelo versátil e recentemente as discussões sobre a sua adoção tornou-se mais presente nas instituições de ensino, gerando a necessidade de professores capacitados e adaptados ao trabalho em ambientes distintos, demandando novas competências docentes. Considerando a produção de pesquisas sobre essa temática no Brasil, este trabalho objetivou desenvolver um quadro de competências docentes norteador para o ensino híbrido, com base em um levantamento bibliográfico e diferentes quadros de competências docentes. Para fundamentar as discussões sobre competências docentes usamos Perrenoud (1999, 2000) e Zabala e Arnau (2010) e sobre as competências digitais as Notas Técnicas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB, 2018, 2019). Já sobre o ensino híbrido, consideramos Bacich (2015, 2018), Chistensen, Horn, Staker (2013) e Moran (2015, 2018). Após o levantamento bibliográfico, foram realizadas
análises em documentos de diferentes instituições sobre o ensino híbrido, chegando a um grupo de competências docentes: Personalização, Colaboração, Tecnológicas, Mentalidade e Gestão de ambientes. Foi preciso identificar, dentro das produções brasileiras, aspectos relacionados às competências docentes para o ensino híbrido apontados pelos autores. Foi possível elaborar um quadro referencial com o grupo de competências para o ensino híbrido destacando como elas estão presentes nas produções brasileiras, sendo um norteador para compreender quais competências são apontadas para trabalhar com esse modelo no contexto do ensino no Brasil.