A INFLUÊNCIA DO REISADO IMPERIAL NA PROPAGAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA BOMBA DE SEU HEMETÉRIO
Educação Não Formal. Educação Formal. Culturas Híbridas. Reisado Imperial. Discurso.
A prática educacional não é exclusividade dos estabelecimentos tradicionais de ensino como as escolas. Desta feita, os processos educativos denominados de formais, não formais e informais podem acontecer em diferentes lugares. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e examinar a influência do Reisado Imperial na propagação da educação formal e não formal no bairro da Bomba do Hemetério. Neste aspecto, considerou-se a precariedade dos espaços formais de ensino, na localidade supracitada, em meados da década de 80 e início da década de 90, o que motivou a instituição Reisado Imperial a firmar uma parceria com a prefeitura da cidade do Recife no sentido de se fazer uso de suas dependências como anexo da Escola Municipal Antônio Tibúrcio, localizada no bairro do Alto Santa Terezinha, adjacente à Bomba do Hemetério. Assim, havia por sua intermediação o exercício de duas modalidades de ensino. A metodologia utilizada no trabalho foi a da Análise de Discurso de linha francesa associada à história oral; esta última usada apenas como uma técnica para realização das entrevistas. A perspectiva teórica foi apoiada na leitura de Culturas Híbridas de Canclini e seus desdobramentos em torno de conceitos como o de multiculturalismo. O estudo contou com a participação de 11 entrevistados. Sobre os resultados, identificamos discursos ideológicos variados, oriundos tanto do momento histórico e político estudado no recorte temporal (1986-1996), quanto da construção histórica hibridizada para a brincadeira do Reisado, o que sinalizou para o seu aspecto assistencialista, fator importante para o trato com jovens inseridos na criminalidade e para o exercício específico da educação não formal como uma possibilidade para a formação artística profissional.