PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: SHIRLEY THAYZA SOARES DE SOUZA

DISCENTE: SHIRLEY THAYZA SOARES DE SOUZA
DATA : 08/05/2024
LOCAL: SALA D14

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DO ENSINO REGULAR E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

Atendimento Educacional Especializado. Ensino Regular. Alfabetização e Transtorno do Espectro Autista.

O Brasil possui um leque de dispositivos legais (como a Lei Nº 8.069/90, a Lei Nº 9.394/96, e a Lei nº 12.764/12, dentre outras) que fomentam à educação especial na perspectiva inclusiva. Tais dispositivos são amparados por documentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaração de Guatemala (1999). Se tratando do processo de escolarização das crianças com TEA, foi a partir dos anos 2000 que tivemos o aumento do número de matrículas de alunos com autismo no sistema regular de ensino. Este aumento reforça a importância do debate sobre o acesso e a qualidade da educação para estas pessoas, partindo do pressuposto que a inclusão de alunos com TEA no ensino regular favorece o seu desenvolvimento cognitivo e social.  Sendo assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização vivenciadas por uma criança com TEA a partir do trabalho colaborativo de professores do Ensino Regular e do Atendimento Educacional Especializado. De modo específico: (1) Analisar como acontece o planejamento das atividades de alfabetização que o estudante com TEA vivencia na escola; (2) Compreender o que a criança com TEA vivencia de alfabetização na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais, no momento do atendimento educacional especializado; e (3) Identificar as estratégias utilizadas durante as intervenções pedagógicas nos dois contextos de aprendizagem e as metodologias que orientam as práticas e os procedimentos na atuação pedagógica de ambos os professores no processo de alfabetização da criança com TEA.  Este é um estudo qualitativo, seguindo o instruído por Rampazzo (2015). A análise de conteúdo de Bardin (1977) foi utilizada na tratativa dos dados obtidos, sendo estes organizados da seguinte maneira: perfil e rotina pessoal da criança com TEA participante do estudo; rotina na sala de aula regular; contextualização da sala do AEE; planejamentos das atividades pedagógicas; elaboração do PDI e dos pareceres pedagógicos do aluno; a prática docente na sala de aula regular e no AEE: concepção de alfabetização; a sala de aula regular e o serviço de AEE: a colaboração entre os professores como parte do processo de inclusão. Diante disso, constatamos que não há trabalho colaborativo entre as professoras participantes deste estudo por motivos diversos, sendo o principal deles, a falta de tempo de ambas em razão de seus outros vínculos de trabalho. Como saldo disso, as práticas de alfabetização fomentadas pelas professoras, bem como a visão acerca do trabalho junto a criança com TEA e tudo o que o envolve, são divergentes. O relato das professoras nos possibilitou importantes reflexões, que foram explicitadas ao longo deste texto.

Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa ao Programa - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA - nullPresidente - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 14:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03