EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO: Entre tensões e desafios
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Mecanismos. Povos Indígenas. Pernambuco.
O presente Projeto de Qualificação de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro de Educação (UFPE-PPGE), situada na
linha de pesquisa – Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação visa analisar os
mecanismos estatais que (in)visibilizam os processos de atendimento às especificidades de
diferenciação da Educação Escolar Indígena de Pernambuco. Para isto, tomamos como
necessário: a) Identificar as demandas dos povos indígenas de Pernambuco em relação a
Educação Escolar indígena; b) Compreender como se dá o trabalho docente indígena nas
escolas indígenas de Pernambuco; c) Identificar as matrizes curriculares da Educação Escolar
Indígena de Pernambuco; d) Investigar o papel da COPIPE para a consolidação da Educação
Escolar indígena em Pernambuco; e) Compreender como se dá o acompanhamento das escolas
indígenas em Pernambuco, por meio da Superintendência de Política Educacional Indígena da
Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SUPIN) e da Gerência de Educação Escolar
Indígena (GEEI).
Dentro dessa perspectiva, compreendemos que as populações indígenas da nossa nação foram
vítimas e sujeitos da Colonização e da Colonialidade vivendo por mais de cinco séculos
processos históricos-políticos-sociais-culturais-educacionais-epistêmicos que em nossa
pesquisa poderão ser melhor compreendidos no contexto da perspectiva epistemológica do
Pensamento Decolonial.