O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE (PORTUGUÊS/INGLÊS)
Bilinguismo; Educação Bilíngue; Alfabetização Bilíngue
A presente pesquisa buscou, através da investigação das práticas de duas regentes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Bilíngue (português/inglês), descrever e compreender as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da leitura e escrita dentro de um contexto bilíngue. Para que com isso fosse possível compreender um pouco mais acerca do processo de ensino da leitura e escrita numa turma que estava sendo simultaneamente alfabetizada em duas línguas, bem como identificar os desafios das professoras e analisar as metodologias aplicadas. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, decidiu-se por realizar uma pesquisa qualitativa com uma perspectiva etnográfica, pois para este estudo os processos e o detalhamento das pessoas e do ambiente pesquisado são de extrema importância. Sendo assim, foram realizadas 15 observações de aulas, entrevistas com professoras, coordenadoras e diretora escolar, bem como análise de documentos fornecidos pela instituição (planejamento de aulas e projeto político pedagógico). Disto feito, utilizamos Hamers e Blanc (2000), Byalostiky, Luk e Kwan (2005) e Antonieta Megale (2019, 2020 e 2021) para argumentar sobre bilinguismo e educação bilíngue. Já para embasar as questões referentes à alfabetização empregamos as ideias de Magda Soares (1998, 2004 e 2021) e Emília Ferreiro (2011). Com relação às práticas de alfabetização bilíngues trouxemos discussões a partir de Elizabete Flory (2009), Lucina Hodges e Alena Nobre (2010), Byalostiky (2002) e novamente Antonieta Megale (2019, 2020 e 2021). A conjugação da fundamentação teórica e a análise dos dados nos levou à reflexão acerca das práticas das professoras e do contexto acadêmico que estavam inseridas. Concluímos que as ações pedagógicas estavam bem pautadas na proposta escolar, mas que as educadoras sentiam necessidades de adequar melhor a perspectiva curricular com a realidade dos alunos, implementando mais atividades que sistematizassem a aprendizagem da leitura e da escrita, para assim melhorar compreensão do sistema de escrita alfabético.