Discursos sobre a manutenção da disciplina de Educação Moral e Cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira (1985-1993).
Educação Moral e Cívica; Ditadura Civil-Militar Brasileira; Discursos; Escolas; Período Democrático; Ideologia.
Esta tese teve por objetivo, analisar os discursos sobre a manutenção da disciplina de Educação Moral e Cívica em escolas do Recife, após o fim da ditadura civil-militar brasileira (1985-1993), com vistas a entender como este componente curricular se manteve na realidade educativa das escolas pesquisadas, ao longo do período indicado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, regida metodologicamente pela pesquisa documental, apoiada na História das Instituições Escolares e História das Disciplinas Escolares e na História Oral e Análise de Discurso, respectivamente respaldadas pelas obras de Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) e Eni Orlandi (2001). Em relação ao suporte teórico, trabalhamos com os conceitos de discurso/saber, ordem e poder elaborados por Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Sendo assim, chegamos à conclusão que a permanência da disciplina, enquanto componente curricular no contexto pernambucano pós-ditadura, esteve atrelada a questões legislativas e burocráticas, de nível nacional, e que o trabalho desenvolvido com ela manteve a dinâmica de ensino realizada durante o regime militar, de modo a permitir que a ideologia deste segmento continuasse presente e atuante no espaço escolar, influenciando pensamentos e comportamentos, para além do fim de tal período político da história nacional.