Banca de DEFESA: ISABELA CATARINA LEAO DA COSTA

DATA : 05/08/2022
LOCAL: PPGERO / REMOTO - 09:00H

LETRAMENTO NUTRICIONAL E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS COM DIABETES

- Alfabetização em Saúde. Letramento Nutricional. Diabetes. Educação em Saúde. Idoso.

- Introdução:O conhecimento das informações sobre o diabetes é de grande impacto para a manutenção da saúde e retardo do surgimento de complicações.O Letramento Nutricional consiste na capacidade de obter,processar e compreender as informações sobre nutrição.Metodologia: Estudo transversal,com abordagem analítica,desenvolvido no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE,com 135 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e diagnóstico de Diabetes tipo 2.A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021,por meio de um instrumento semi-estruturado,composto por variáveis sociodemográficas,clínicas, antropométricas e Letramento Nutricional. Os dados foram analisados por meio do software SPSS e as variáveis contínuas pelo teste de Kolmogorov Smirnov.Para avaliação das variáveis que interferem no LN foi utilizado o teste de qui-quadrado e teste Exato de Fisher.Na avaliação do risco para letramento inadequado,utilizado o modelo de Poisson,com nível de significância de 5%.O teste de Wald foi utilizado na comparação dos riscos de letramento inadequado.Em todas as análises utilizou-se nível de significância de 5% e intervalos de confiança de 95%.A avaliação da sensibilidade e especificidade foi realizada pela curva ROC.Resultados: O letramento nutricional inadequado foi prevalente (63%),com destaque para o sexo masculino (73,2%),tempo de escolaridade inferior a 8 anos de estudo (69,2%).O tempo de diagnóstico de diabetes foi superior a 10 anos (53,3%),com média de 185 meses (DP=152).Conclusão:O letramento nutricional inadequado esteve associado ao maior tempo de diagnóstico e menor escolaridade.Faz-se necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas à nutrição,com metodologias ativas a fim de ampliar a compreensão do público sobre a temática.

Presidente - 2696848 - ANNA KARLA DE OLIVEIRA TITO BORBA
Externa ao Programa - 1551372 - JULIANA SOUZA OLIVEIRA
Interna - 1727007 - MARIA DAS GRACAS WANDERLEY DE SALES CORIOLANO
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 15:52