Banca de DEFESA: JESSYCA PAIOLA GALVÃO

DISCENTE: JESSYCA PAIOLA GALVÃO
DATA : 10/04/2024
LOCAL: PPGERO / REMOTO - 09:00h

ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: A PERCEPÇÃO DO EXERCÍCIO DO VOTO PELAS PESSOAS IDOSAS MAIORES DE SETENTA ANOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS

Cidadania. Direito Eleitoral. Participação Política. Pessoa Idosa.

Este estudo teve como objetivo compreender a percepção do exercício do voto pelas pessoas idosas maiores de 70 anos no Brasil, que, pela Constituição da República Federativa de 1988, dispõem de voto facultativo. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que foi realizado junto aos frequentadores do grupo de convivência “Alegria de Viver Bem”, localizando no bairro da Várzea, Recife-PE, e vinculado à Secretaria de Saúde do município. Participaram 11 pessoas, com base na saturação do discurso. Foram utilizados dois questionários, dentre os quais um para levantamento de dados socioeconômicos e outro semiestruturado com sete questões subjetivas, pertinentes ao problema estudado. Esse estudo seguiu as determinações da Resolução Nº 510/2016 para pesquisas com seres humanos e foi aprovado pelo Comitê de Ética e pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco sob o CAAE: 75694423.9.0000.5208. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Conteúdo e Análise Lexical, nas quais utilizou-se o software IRAMUTEQ. Após a Análise de Conteúdo emergiram três categorias temáticas relacionadas à percepção do exercício do voto pelas pessoas idosas maiores de 70 anos: (1) Perfil socioeconômico dos eleitores maiores de 70 anos; (2) A percepção do exercício do voto; (3) Componentes da dinâmica do votar. Quanto à segunda categoria, foi possível subdividi-la em: (2.1) O voto como símbolo de cidadania e (2.2) A irrelevância do voto como um dever cívico. Esta última foi, ainda, ramificada em três vertentes: (2.2.1) O voto como imposição para assegurar benefícios; (2.2.2) A falta de credibilidade política; (2.2.3) A ausência do(a) parceiro(a). Já a terceira categoria principal, referente aos elementos da dinâmica do votar, foi composta por (3.1) Mobilidade e Acessibilidade e (3.2) O Idadismo no âmbito eleitoral. Quanto à Análise Lexical, foi elaborada a categoria principal: As significações e correlações do exercício do voto pelas pessoas idosas maiores de 70 anos, que foi dividida em três, sendo estas: (1) Nuvem de Palavras; (2) Árvore Máxima de Similitude; (3) Classificação Hierárquica Descendente (CHD) ou Método de Reinert. Verificou-se que a maioria das pessoas idosas maiores de 70 anos têm interesse e continuam exercendo o voto por considerarem uma atitude cidadã, para melhorar as condições do país. Esse entendimento pode estar relacionado ao contexto histórico-social no qual essas pessoas vivenciaram. A falta de credibilidade na classe política e a não materialização de direitos dispostos em legislação são elementos que, no entanto, influenciam negativamente a decisão de ir votar. Assim, compreender o que o voto significa para as pessoas idosas é uma das formas de dar voz a este grupo populacional, além de contribuir para o aperfeiçoamento de práticas eleitorais mais inclusivas.

Interna - 1961254 - DANIELLE DE ANDRADE PITANGA MELO
Externo à Instituição - JOSÉ AFONSO CHAVES - UNICAP
Presidente - 1133791 - ROGERIO DUBOSSELARD ZIMMERMANN
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 09:51