Banca de DEFESA: JACQUELINE DA SILVA MACÊDO

DISCENTE : JACQUELINE DA SILVA MACÊDO
DATA : 30/09/2022
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA

AVALIAR O USO DE ÀGUA E GERAÇÃO DE EFLUENTES NO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE JEANS: ESTUDO DE CASO: LAVANDERIAS INDUSTRIAIS DE TORITAMA/PERNAMBUCO.

Palavras-chave: Lavanderia de beneficiamento de jeans; processos de beneficiamento; efluentes.

A indústria têxtil é composta por uma longa cadeia produtiva que, envolve processos químicos, físicos e biológicos distintos, matérias primas de origens natural e manufaturada e muitos insumos na produção de têxteis, dentre eles o denim. O Brasil produz cerca de 500 milhões de metros lineares de denim composto de 100% fibras de algodão ou fibras mistas, naturais e/ou químicas. Esse tecido quando chega às confecções é modelado e transformado em roupas, denominadas peças de jeans. Lavanderias industriais de beneficiamento de jeans são empresas responsáveis pelo beneficiamento do denim. Utilizando um volume de água bastante elevado nos processos de modificação da cor e texturas do denim para a tender o mercado varejista e atacadista são detectados muitos problemas ambientais, dentre eles a produção de resíduos sólidos efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Os efluentes líquidos, na maioria das vezes, contêm uma carga poluidora elevada e os tratamentos físico-químicos e biológicos são pouco utilizados pelas empresas, causando muitos impactos ambientais quando são lançados nos corpos hídricos. O objetivo desta pesquisa é avaliar o uso de água e geração de efluentes no processo de beneficiamento de jeans (LBJ) como um estudo de caso nas lavanderias de beneficiamento de jeans localizadas na cidade de Toritama/Pernambuco. Para isso, uma fundamentação teórica com revisão bibliográfica foi estruturada para auxiliar a pesquisa de campo em 9 lavanderias de beneficiamento de jeans onde foram coletadas informações com auxílio de um questionário semiestruturado, embasado na normativa estadual, que auxiliou a coleta e interpretação dos dados. Os resultados demonstraram que a grande maioria das lavanderias de beneficiamento de jeans (LBJ) estão localizadas do município apresentam o perfil de empresa familiar, que foram se desenvolvendo sem planejar a infraestrutura. Quanto ao potencial poluidor foram 2 de pequeno, 5 de médio e 2 de grande porte. Localizadas na área urbana e rural da cidade. Nenhuma das empresas visitadas realizam todos os tipos de processos de beneficiamento no jeans. E em todas as etapas realizadas a relação de banho é  forma usual nas LBJ para identificar o volume de água utilizado nas etapas beneficiamento.  as empresas realizam processos de beneficiamento diversos que utilizam, na maioria água retiradas de poços e quando se tornam águas residuárias são lançadas no meio ambiente com uma carga poluente ainda elevada causando uma poluição difusa ao principal corpo hídrico da região, interferindo nos usos múltiplos da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. Dentre os processos eco-friendly o laser e o mais utilizado para melhorar a qualidade do processo e reduzir a produção de água. Guisada pelo termo de ajustamento de conduta as empresas tentam se adequar a utilização de processos eco-friendly auxiliadas por um planejamento de processos que visam a redução de impactos ambientais.

Interno - 2315907 - LEONIO JOSE ALVES DA SILVA
Presidente - 1278948 - MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
Externo à Instituição - ROMILDO MORANT DE HOLANDA - UFRPE
Externa à Instituição - ROSÂNGELA GOMES TAVARES - UFRPE