Banca de DEFESA: PATRICIO RINALDO DOS SANTOS

DISCENTE : PATRICIO RINALDO DOS SANTOS
DATA : 26/08/2022
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA ALGOROBEIRA (Prosopis juliflora) (Sw.) DC. NO PERÍMETRO IRRIGADO DO MOXOTÓ, IBIMIRIM-PE.

Palavras-chave: Espécie invasora. Algarobeira. Impactos ambientais. Semiárido. Sensoriamento remoto. Percepção ambiental

A pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos ambientais provocados pela algarobeira (Prosopis juliflora(S.w) D.C.) nos terrenos do Perímetro Irrigado do Moxotó – PIMOX. Foi aplicado uma técnica de classificação de imagens de satélite série LANDSAT com resolução espacial de 30 metros, oriundas do software EEFLux MATRIC num intervalo de 30 anos com imagens datadas entre os anos 1987 a 2019, ambas do período seco (Verão) na órbita 216, ponto 65. Foram calculadas e geradas imagens de índices de vegetação NDVI e IAF e mapa de altimetria modelo digital de elevação – MDE proveniente da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) da NASA (National Aeronautics and Space Administration), e parte do balanço de energia (amostras de saldo de radiação e evapotranspiração foram caracterizadas por gráficos boxplots) para fins de identificação da propagação de dosséis de algarobeiras em relação as modificações na cobertura do solo e ponderação dos fluxos de evapotranspiração. Além disso, foram aplicados 30 formulários estruturados composto de 12 quesitos cada com os agricultores do PIMOX para o qual está sendo utilizado o software ATLAS-ti para realização das análises qualitativas e aplicado indicadores socioambientais (Análise de Stakeholders e DPSIR). Os resultados das técnicas de sensoriamento remoto utilizadas demonstraram presença de Prosopis juliflora em maiores proporções, contando com 107 km² para o ano de 1987. No ano 2006 nas proximidades do rio Moxotó se constatou infestação da invasora Prosopis juliflora em maiores extensões. O IAF comprovou relevante distribuição de biomassa por todo o município, com distribuição escalar de Prosopis juliflora ao longo do Rio Moxotó, devido sobretudo a maior disponibilidade de água no subsolo. Em relação ao balanço de energia no setor central do município, concentra-se por baixos valores de saldo de radiação, que podem estar associados a feições de solo exposto, uma vez que este componente da paisagem apresenta um brilho significativo e uma coloração clara. Os mapas ET foram marcados pela grande variabilidade espacial, ao longo dos anos, com menores taxas encontradas nos anos de 2004 e 2009 e um aumento expressivo nos anos de 2015 e 2020. Constatou-se perante as percepções dos agricultores do PIMOX maior aparecimento das expressões geradas a partir da funcionalidade nuvem de palavras do Atlas-ti. São Stekeholders expressivos da algarobeira no PIMOX os agricultores em geral, entes pertencentes a administração pública, ONGs e OSCIPs. O uso de técnicas de sensoriamento remoto de demonstrou hábil na detecção de dosséis da algarobeira, espécies endêmicas e demais usos da cobertura do solo.

Externo à Instituição - IEDO BEZERRA SÁ - EMBRAPA
Presidente - 022.398.394-22 - MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - NÃO INFORMADO
Interna - 189.062.654-68 - REJANE MAGALHÃES DE MENDONÇA PIMENTEL - UFRPE
Externa à Instituição - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE