Banca de DEFESA: RODRIGO GOMES DE LUCENA

TURISMO NÁUTICO COMO PEÇA NA DINÂMICA

ECONÔMICA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE GUADALUPE, PERNAMBUCO

Turismo Náutico; Unidade de Conservação; APA de Guadalupe; Externalidades

O turismo engloba serviços como transporte, hotelaria e alimentação, contribuindo, portanto, para a promoção de empregos e geração de renda, fatores que influenciam positivamente a economia mundial. Dentre as diferentes tipologias do turismo, o náutico é caracterizado pelo uso embarcações para a realização de recreação e visitação em ambientes aquáticos. O seu estudo é importante, em especial no nordeste do Brasil, por ser um segmento em franca expansão ao longo dos últimos 30 anos. Deste modo, o objetivo principal deste estudo foi analisar as externalidades do turismo náutico na Área de Proteção Ambiental de Guadalupe. Para tanto, foi utilizada a seguinte estratégia metodológica: observação direta da dinâmica do turismo náutico na APA de Guadalupe; pesquisa bibliográfica para aprofundamento do tema pesquisado; aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores públicos e diretores de associações dos barqueiros a fim de ter as suas impressões sobre desenvolvimento do turismo no local de estudo. E, por fim, para análise dos dados coletados foi utilizado o método de análise conteúdo. O estudo demonstrou que o turismo náutico é um componente relevante para a economia dos municípios e que causa externalidades positivas como geração de renda e empregos, melhoria para a prática da educação ambiental, na mesma medida em que propicia externalidades negativas como risco de degradação ambiental e geração de conflitos que devem ser identificadas e monitoradas. Os resultados alcançados com essa pesquisa são informações relevantes para a administração pública, principalmente na elaboração de políticas públicas; para a comunidade local; os turistas e dos gestores de empreendimentos que estão relacionados com o turismo no referido local.

Interno - 1163025 - ITAMAR JOSE DIAS E CORDEIRO
Externo à Instituição - JOSE SEVERINO BENTO DA SILVA - IFPE
Interna - ***.082.974-** - LÍVIA CÂMARA MACHADO - UFPE
Externa à Instituição - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA