PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LARYSSA BEATRIZ SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: LARYSSA BEATRIZ SILVA NASCIMENTO
DATA : 28/10/2022
LOCAL: presencial - sala 03 do Departamento de Fisiologia

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA INIBIÇÃO PRECOCE DA NADPH OXIDASE SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE ALTERAÇÕES DA FUNÇÃO RENAL E HIPERTENSÃO PELA ENDOTOXEMIA MATERNA

Estresse oxidativo. Fibrose renal. Hipertensão. Inflamação. NADPH oxidase.

A endotoxemia materna se configura como um evento adverso responsável pela programação de doenças tardias, promovendo distúrbios capazes de impactar a função renal e favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na vida pós-natal. Assim, a inflamação materna é capaz de induzir estresse oxidativo e programar hipertensão e doença renal crônica (DRC) na prole adulta. A apocinina, inibidor da nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADPH) oxidase (NOX), que por sua vez é uma importante fonte de espécies reativas de oxigênio (EROs), demonstra ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias capazes de prevenir fibrose renal. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o tratamento pós-desmame da prole com a apocinina é capaz de prevenir a hipertensão e as alterações da função renal induzidas pela endotoxemia materna. Para isso, ratos machos Wistar foram obtidos de mães controles (C; 1 mL NaCl 0,9%/kg de peso corpóreo, via subcutânea; n=14) ou submetidas à administração de lipopolissacarídeo (LPS - L; 0,5 mg/kg de peso corpóreo, via subcutânea; n=12) nos dias 13, 15, 17 e 19 da gestação. Aos 21 dias de vida pós-natal, a prole sofreu desmame, e parte dos ratos machos recebeu a administração diária de apocinina durante 4 semanas, obtendo os grupos CA (n=8) ou LA (n=8) (100 mg/kg de peso corpóreo, água de beber), e a outra parte foi mantida com água potável (veículo), obtendo os grupos CV (n=8) ou LV (n=8). A prole proveniente de mães submetidas a endotoxemia materna apresentou peso corpóreo ao nascimento e no desmame menor do que o grupo Controle, bem como apresentou maior pressão arterial sistólica antes da eutanásia (17ª semana de vida). Em paralelo, foi observado que a administração materna de LPS elevou a peroxidação lipídica, a produção basal de ânions superóxido e a atividade da NADPH oxidase no córtex renal, assim como reduziu a atividade das enzimas antioxidantes superóxido dismutase (SOD) e catalase. A prole LPS também apresentou elevação da deposição de colágeno na região tubulointersticial cortical e no glomérulo. O tratamento com apocinina foi capaz de prevenir as alterações provocadas pelo LPS na prole adulta, bem como de induzir redução do conteúdo proteico da MMP-9 no córtex renal. Em conclusão, os presentes dados demonstram que o tratamento precoce, e restrito a janela de desenvolvimento pós-natal, com a apocinina preveniu a indução de hipertensão e fibrose renal pela endotoxemia materna por mecanismos antioxidantes mantidos mesmo após o fim do tratamento.

Externa ao Programa - 3252189 - ALANA CAROLINA COSTA VERAS - nullExterna ao Programa - 1912221 - FERNANDA DAS CHAGAS ANGELO MENDES TENORIO - nullPresidente - 2069591 - LEUCIO DUARTE VIEIRA FILHO
Interna - 1217155 - VALERIA NUNES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11