PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: MATEUS DOMINGUES DE BARROS

DISCENTE : MATEUS DOMINGUES DE BARROS
DATA : 28/10/2022
LOCAL: Google Meeting

EFEITO DE EXTRATO RICO EM TANINOS DE Cnidoscolus quercifolius POHL NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM CAMUNDONGOS

Feridas. Faveleira. Epitelização. Tenebrio molitor. Artemia salina. Atividade hemolítica.

O processo de cicatrização mantém a integridade do tecido cutâneo às lesões, necessitando de meios terapêuticos para acelerar sua resposta, sendo os produtos naturais os de menor custo e efeitos adversos, em comparação com medicamento de uso convencional. Cnidoscolus quercifolius, faveleira, é uma planta rica em taninos do bioma Caatinga, com uso popular no tratamento de feridas. Este trabalho tem por objetivo avaliar a toxicidade e potencial cicatrizante de extrato de C. quercifolius. Extratos hexânico e etanólico foram preparados de casca de C. quercifolius, analisado o perfil fitoquímico, quantificados os compostos fenólicos, flavonoides e taninos. O extrato etanólico de C. quercifolius (CqEE) foi escolhido para realização dos demais testes pela elevada quantidade de taninos. A atividade hemolítica de CqEE demonstrou baixo grau de hemólise (18,7%) na concentração de 1 mg/mL. Contudo, o CqEE apresentou toxicidade para Artemia salina com CL50 de 97,9 ppm, alta mortalidade para Tenebrio molitor (94% em 2,5 mg/ml) e fitotóxicidade acima de 1 mg/ml. Por outro lado, a avaliação da toxicidade in vivo demonstrou que a administração tópica não promoveu alterações em camundongos, mas por via oral houve alterações em hemácia, e por via intraperitoneal apresentou mortalidade (DL50 de 117,1 mg/Kg). A aplicação tópica de CqEE a 5% em Polowax reduziu em 94% a área de feridas e em 72% usando Bepantol, resultados corroborados pela avaliação do aspecto das feridas usando a Escala de Cicatrização de Vancouver. Os resultados indicaram que CqEE apresenta moderada atividade antioxidante e ação cicatrizante tópica, principalmente quando formulado em creme. Este estudo proporciona dados de eficácia e segurança no uso tópico de C. quercifolius e fornece suporte científico para utilização pela medicina popular no tratamento de cicatrização de feridas, cujos efeitos terapêuticos putativos podem ser atribuídos à presença de taninos. A evidência de uma fonte com produto de potencial terapêutico para tratamento de feridas pode ser de interesse para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos de origem natural.

Presidente - 1130925 - VERA LUCIA DE MENEZES LIMA
Externa à Instituição - ANA PAULA SANTANNA DA SILVA
Externa à Instituição - THAISE GABRIELE DA SILVA BRITO
Externo à Instituição - VANDERLAN NOGUEIRA HOLANDA