PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: RENATA PEREIRA LIMA DA SILVA

DISCENTE: RENATA PEREIRA LIMA DA SILVA
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Meet

CARACTERIZAÇÃO FENOTIPICA E MOLECULAR EM ISOLADOS CLÍNICOS DE Enterococcus faecium E O EFEITO DA VANCOMICINA E DA LINEZOLIDA SOBRE O BIOFILME.

Gram positivas; resistência antimicrobiana; multirresistentes; infecções bacterianas.

Os enterococos são bactérias gram-positivas distribuídas de forma ubíqua. Este grupo de microrganismos corresponde a bactérias comensais de humanos e animais e podem causar graves infecções, pois são multirresistentes a diversas drogas e possuem capacidade para formar biofilme; fator responsável pela cronicidade das infecções. O presente estudo teve como objetivo caracterizar fenotípica e molecularmente isolados clínicos de Enterococcus faecium e verificar o efeito de dois fármacos (vancomicina e linezolida) sobre o biofilme. Para isso, foram utilizadas 15 bactérias de E. faecium provenientes de diferentes sítios de infecção de pacientes internados em um hospital público da Região Metropolitana do Recife (RMR), Pernambuco, nordeste do Brasil. Estas bactérias foram caracterizadas fenotípica (sistema automatizado VITEK) e molecularmente (MALDI-Tof MS) para confirmação da sua identidade molecular. O perfil de resistência fenotípico também foi avaliado, bem como a análise molecular por meio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) direcionada aos respectivos genes (vanA, vanB, vanN, cfr, optrA e poxtA) de resistência. Adicionalmente, foi verificado o potencial dos isolados para formação de biofilme e o efeito da vancomicina e da linezolida sobre a matriz polimérica extracelular de E. faecium (14872) e do isolado UFPEDA 09 (controle). Os resultados revelaram que todos os isolados correspondem a espécie E. faecium, sendo estes resistentes à vancomicina e a maioria sensíveis à linezolida e formadores de biofilme. Concentrações Mínimas Inibitórias (CMI) da vancomicina e da linezolida não foram suficientes para interferirem na formação do biofilme bacteriano sendo necessário, portanto, concentrações elevadas 32x a CMI (512mg/L) da vancomicina, ou seja, 16384 mg/L e 32x a CMI (4mg/L) da linezolida (128mg/L) para desestabilizar ou erradicar o biofilme formado. Os resultados aqui apresentados reforçam o elevado desafio do enfrentamento para tratamento de infecções causadas por esse patógeno e demonstram a necessidade de ações de monitoramento e vigilância nas unidades hospitalares como medidas preventivas, uma vez que para desestabilizar e/ou erradicar o biofilme deste patógeno é necessária concentrações elevadíssimas dos fármacos testados o que poderia gerar consequências de intoxicação para os pacientes.

Externa à Instituição - BRUNA MARIA PEREIRA DA COSTA CORDEIRO
Interno - ***.833.854-** - EMMANUEL VIANA PONTUAL - UFPE
Presidente - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - SIVONEIDE MARIA DA SILVA