Banca de DEFESA: SOFIA XIMENES LOPES

DISCENTE: SOFIA XIMENES LOPES
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Avaliação de Argamassas Álcali-ativadas com Incorporação de Vermiculita Expandida

argamassa álcali-ativada; argamassa de escória de alto-forno; vermiculita; retração autógena; retração por secagem.

O aumento considerável das emissões de CO2, bem como o elevado consumo de recursos naturais, têm motivado a procura de processos e materiais sustentáveis. Em particular, a indústria da construção civil tem sido foco de muitos estudos devido ao seu alto consumo energético e elevadas taxas de emissão de CO2. Diversos materiais têm sido investigados objetivando a substituição parcial ou total do cimento, como por exemplo a escória de alto-forno, um rejeito industrial cujo uso em cimento é uma alternativa sustentável ao seu descarte, além de resultar na diminuição da demanda de clínquer e consequente diminuição da quantidade de CO2 emitido. Outra alternativa frequentemente adotada é a utilização de agregados alternativos para redução do uso de recursos naturais e energéticos. Nesse sentido, a vermiculita se apresenta como uma opção por sua alta disponibilidade e características isolantes térmicas e acústicas. Apesar das diversas vantagens no emprego da escória de alto-forno, um fator limitante para sua utilização é a elevada retração apresentada por esse sistema, o que pode vir a favorecer a entrada de agentes agressivos. Desta forma, torna-se necessário viabilizar alternativas que possam mitigar este fenômeno, favorecendo sua aplicação. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar a influência de vermiculita substituindo parcialmente o agregado miúdo em argamassas de escória álcali-ativada, com foco na retração. Foram realizados ensaios no estado fresco e endurecido, buscando quantificar a influência da adição da vermiculita nestas misturas. Os resultados indicaram que a adoção da vermiculita para uma mesma relação água/ligante = 0,48 ocasionou a diminuição do índice de consistência das misturas, a diminuição da densidade de massa no estado fresco em até 2,86%, o aumento do teor de ar incorporado (de até 91%), o aumento da absorção por capilaridade em 40,88% e a redução da resistência à compressão das misturas em até 34,73%. Com relação à retração, houve drástica redução da retração autógena das misturas; para a retração por secagem, houve aumento para misturas com uso de vermiculita no estado seco, sendo diretamente proporcional ao teor empregado, e redução para misturas com uso de vermiculita no estado saturado. A partir dos resultados obtidos, confirmou-se a viabilidade do uso da vermiculita como agente redutor do fenômeno de retração em argamassas de escória álcali-ativada.

Presidente - 1670637 - ANTONIO ACACIO DE MELO NETO
Externo à Instituição - JOAO MANOEL DE FREITAS MOTA - IFPE
Externo à Instituição - ROMILDO MORANT DE HOLANDA - UFRPE
Externa à Instituição - YÊDA VIEIRA PÓVOAS - UPE