Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSONN MAGALHAES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSONN MAGALHAES DE OLIVEIRA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Análise Comparativa dos Resultados de Políticas de Uso do Solo e de Mobilidade Urbana sobre os Valores dos Imóveis: O caso da Via Mangue e da Lei dos 12 Bairros no Recife


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas, Uso do solo, Acessibilidade, Valores imobiliários.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

O crescimento desordenado das cidades traz problemas como trânsito e poluição, o que afeta aqualidade de vida da população. Para lidar com isso, gestores públicos usam em geral duasestratégias: aumentar a capacidade viária e implementar políticas públicas. No entanto, a literaturacritica a primeira estratégia e propõe uma segunda abordagem que transforme a mobilidade comintervenções funcionais que reduzam as distâncias de viagem e incentivem alternativas de mobilidadeativa. Apontando que é essencial avaliar as duas estratégias e integrar o planejamento de transportesao uso do solo urbano. A tese tem como objeti vo comparar a efi cácia de políti cas públicas de intervençãoestrutural e regulação do uso do solo na melhoria da mobilidade e qualidade de vida urbana, usando indicadoresque refl itam mudanças efeti vas na qualidade da mobilidade urbana e impactos sobre a valorização do mercadode imóveis. A análise se concentra em duas políti cas urbanas implantadas na cidade de Recife em 2001: aconstrução da Via Mangue, uma obra viária que teve investi mento de R$ 650 milhões com o objeti vo de melhorara mobilidade urbana na região, e a Lei dos 12 Bairros, que é um instrumento normati vo de controle sobre a densidade construti va na Zona Norte da cidade. Uma políti ca segue a lógica tradicional de aumentar a capacidadee os serviços das infraestruturas de transportes, enquanto a outra foca em políti cas do uso do solo. O objeti vogeral da tese é comparar e analisar os impactos de duas políti cas disti ntas de resposta à saturação dasinfraestruturas de transportes urbanas, sob a perspecti va da microacessibilidade no mercado imobiliário, emRecife. Da qual se incluem desenvolver um modelo para comparação e diagnósti co dessas políti cas, avaliar osimpactos na sustentabilidade da mobilidade e ocupação urbana e propor uma metodologia de avaliação. Ametodologia proposta inclui o uso de métodos de inferência clássica e espacial, ferramentas degeoprocessamento e geoestatí sti ca. E para o ensaio apresentado, foram coletados registros de avaliações deimóveis, informações sobre as característi cas fí sicas dos imóveis e uti lizado o ESIG da Prefeitura do Recife comobase cartográfi ca, que possibilitaram uma análise exploratória e geração de variáveis de densidade, entropia edesenho urbano, cujos resultados apontaram para a possibilidade de modelagem com algumas das variáveisexploradas. Espera-se que os resultados fi nais contribuam para a formulação de políti cas públicas e oaprimoramento das estratégias de planejamento urbano e gestão territorial em outras regiões.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Presidente - 1767927 - LEONARDO HERSZON MEIRA
Interna - 2228841 - MARIA LEONOR ALVES MAIA
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 21:32
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