Banca de QUALIFICAÇÃO: GILLES CHAVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILLES CHAVES DOS SANTOS
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Interação entre Metais Pesados e um Telhado Verde Extensivo em Área Urbana e Avaliação de Risco à Saúde Humana: Estudo de Caso na Cidade do Recife

telhado verde extensivo; metal pesado; poluição atmosférica.

O crescimento demográfico e a forte aglomeração nos centros urbanos podem acarretar diversos problemas, sobretudo com a drenagem urbana e aumento das temperaturas locais. Além disso, muitas regiões metropolitanas, principalmente, nos países em desenvolvimento como é o caso do Brasil, apresentam um elevado índice de industrialização e um crescente número de veículos automotores. Esses, por sua vez, são duas fontes de poluição atmosférica das quais se tem conhecimento, pois os mesmos lançam poluentes no ar sob a forma de material particulado fino (incluindo metais pesados), por exemplo. Os efeitos desses poluentes são incalculáveis, podendo afetar, inclusive, a saúde humana, direta (através da respiração) e indiretamente (contaminação dos mananciais de água e alimentos). Inúmeros esforços vêm sendo feitos buscando minimizar os efeitos negativos dessa poluição/contaminação. Dentre as várias técnicas utilizadas, ainda que não tenham sido desenvolvidas para esta finalidade, podem-se destacar os telhados verdes, que são estruturas vegetadas no topo das residências e possuem inúmeras aplicações, mais notadamente o arrefecimento das altas temperaturas, o controle da drenagem urbana, sobretudo nos lotes, como fonte de agricultura urbana e como filtro de poluentes atmosféricos etc. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é, inicialmente, investigar a presença de alguns metais pesados em um telhado verde extensivo urbano já existente em três matrizes (água, solo e vegetação), e, em um segundo momento, investigar a possibilidade de contaminação, por esses metais pesados, no efluente e em uma vegetação comestível a ser definida, muito provavelmente a alface. Os metais pesados escolhidos nessa investigação foram baseados em um documento elaborado por Amato-Lourenço (2018). Após a realização de uma simulação de chuva em ambos os telhados, coletou-se amostras de água (antes e após a simulação), efluente, solo (substrato) e vegetação (planta Kalanchoe laetivirens) onde foi detectada a presença desses metais, sobretudo no dois últimos.

Presidente - 2726911 - ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
Externa ao Programa - 1492780 - ERIKA PINTO MARINHO - nullInterna - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 24/03/2023 20:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07