Banca de DEFESA: VICTOR MARCELO ESTOLANO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR MARCELO ESTOLANO DE LIMA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Misturas Binárias de Cinza do Bagaço da Cana-De-Açúcar Com Escória Álcali-Ativada

escória de alto forno; ativação alcalina; cinza do bagaço da cana

O resíduo da queima do bagaço da cana-de-açúcar possui pouco potencial para ser utilizado como fertilizante, e por este motivo seu fim geralmente é o acúmulo em pilhas dentro do terreno da lavoura de cana ou o despejo ilegal em outro terreno. A cinza do bagaço da cana (CBC), resultante deste processo de queima, apresenta um potencial pozolânico significativo desde que tratada com moagem e calcinação controladas. Estes processos, no entanto, elevam o custo final do produto e podem inviabilizá-lo. Neste contexto, esta tese propõe utilizar a cinza sem processamento (in natura) e a cinza beneficiada somente por calcinação para o encapsulamento seguro em misturas estruturais à base de escória de alto forno álcali-ativada. Para atingir o objetivo principal, será analisada a influência da cinza nas propriedades físicas, mecânicas e microestruturais das misturas com escória ativada. Foram utilizadas duas variações no tipo de cinza: bruta e calcinada (ambas sem moagem); dois tipos de ativador alcalino: silicato de sódio e metassilicato; três variações na relação água/ligante: 0,45, 0,55 e 0,65; e quatro variações no teor de ativador alcalino: 3,0, 4,5, 6,0 e 7,5%. Os ensaios empregados para avaliação das propriedades físicas foram: flow table (mesa de consistência), absorção de água, resistência à compressão, resistência à tração na flexão e ultrassom para avaliação das propriedades físicas e mecânicas em argamassas; além dos ensaios de difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura, termogravimetria e espectrometria de infravermelho para avaliar a microestrutura nas pastas. Os resultados mostraram que as dosagens ótimas de 4,5 e 6,0 de Na2O (%) propiciaram o melhor equilíbrio entre performance mecânica, custos e emissões de CO2, portanto, estas dosagens foram escolhidas nas misturas com cinza. De maneira geral, os resultados das misturas com escória e cinza apresentaram um decréscimo na resistência à compressão proporcional ao teor de substituição aos 28 dias. A análise por microscopia eletrônica de varredura revelou a maneira como as partículas orgânicas se conformaram na matriz álcali-ativada. Ainda assim, concluiu-se que além dos benefícios econômicos e ambientais, o uso da cinza bruta ou somente calcinada em matrizes álcali-ativadas possui potencial para aplicação prática para fins específicos, como argamassas de reparo, mas novos estudos direcionados precisam ser desenvolvidos.

Externo à Instituição - FLÁVIO DE ANDRADE SILVA - PUC - RJ
Externo à Instituição - ROMILDO MORANT DE HOLANDA - UFRPE
Externo à Instituição - SANDRO MARDEN TORRES - UFPB
Presidente - 2994651 - TIAGO ANCELMO DE CARVALHO PIRES DE OLIVEIRA