Banca de QUALIFICAÇÃO: ADJANE DAMASCENO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJANE DAMASCENO DE OLIVEIRA
DATA : 07/12/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Waste-to-Energy: Combustíveis Derivados de Resíduos Sólidos – Viabilidade e Potencialidades

Resíduos sólidos urbanos; combustíveis derivados de resíduos; energia dos resíduos, aproveitamento energético; gases de efeito estufa.

O aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos (RSU) como fonte de energia e calor é uma realidade em muitos países, diversificando matrizes energéticas dominadas predominantemente por combustíveis fósseis. As discussões em torno da mitigação das emissões de gases de efeito estufa e a adesão de compromissos rumo a neutralidade de carbono ressaltam a necessidade de busca de fontes alternativas no setor de energia. Por outro lado, no setor de resíduos sólidos há o desafio de implantação e manutenção de uma gestão eficiente e que promova a ordem de prioridade que se inicia na prevenção da geração até a destinação final adequada, promovendo a recuperação de materiais e energia e reduzindo o montante encaminhado para disposição final. Assim, estabelece-se um ponto de convergência entre estes dois setores para saneamento de questões de relevante impacto ambiental, econômico e social. As tecnologias waste-to-energy para RSU vem se consolidando no cenário global, no entanto, no Brasil há ainda um emprego insipiente deste tipo de solução. A heterogeneidade dos RSU é um dos pontos de fragilidade, e neste sentido, a aplicação de tratamentos mecânicos e/ou biológicos contribui para produção de um material com características mais homogêneas e com maior controle de qualidade: os combustíveis derivados de resíduos sólidos (CDR). Desta forma, esta pesquisa se propõe a analisar a viabilidade de produção e uso dos CDR. Para isso foi avaliado o cenário nacional de produção e consumo de CDR e projetou-se o potencial de produção de CDR, por meio de estudo de caso na Região Metropolitana de Recife, a partir de cenários baseados nas metas determinadas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares). Conhecer as características do CDR produzido no país também é importante tanto para produção de dados primários nacionais quanto para maior exploração cientifica do setor no país. Para isso, realizou-se uma caracterização física, química e térmica inicial do combustível produzido por uma empresa brasileira. Além disso, foram avaliados os impactos da produção e uso do CDR no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os resultados parciais apresentam dados relevantes no âmbito do estudo do potencial de produção e uso do CDR, e retratam como a gestão de RSU é um desafio global, mas possui soluções que devem ser planejadas localmente, buscando o maior aproveitamento de matéria e energia em busca de uma economia cada vez mais circular.

Externo à Instituição - JOÁCIO DE ARAÚJO MORAIS JÚNIOR - UFPB
Externa ao Programa - 1132503 - MARIA DE LOS ANGELES PEREZ FERNANDEZ - nullPresidente - 3199298 - MAURICIO ALVES DA MOTTA SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 22:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02