Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS FABRICIO ASSUNCAO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS FABRICIO ASSUNCAO DA SILVA
DATA : 11/10/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
TÍTULO:

Análise Espaço-Temporal dos Impactos Ambientais Gerados porEstradas Oficiais e Não Oficiais nas Terras Indígenas do Bioma Amazônia


PALAVRAS-CHAVES:

Bioma Amazônia. Estradas. Desmatamento. Incêndios florestais.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

A tese foi definida na forma de artigos. Ambos realizaram uma análise da influência da rede rodoviária sobre os impactos sobre as Terras Indígenas do Bioma Amazônia. Dessa forma, o objetivo principal da tese foi realizar uma análise espaço-temporal dos impactos ambientais gerados pela construção e operação de estradas oficiais e não oficiais dentro e no entorno (Buffer 10km) nas Terras Indígenas no Bioma Amazônico. Como hipótese dessa pesquisa infere-se que a medida em que estradas oficiais e não oficiais cortam ou estão próximas as Terras Indígenas há uma tendência no aumento de ocorrência de focos ativos de calor e desmatamentos. Para ambos os capítulos de resultados, a metodologia foi implementada num Sistema de Informação Geográfica e aplicados os métodos de K-means, Regressão por mínimos quadrados ordinários e o Estimador de Densidade de Kernel para analisar os impactos gerados pela rede rodoviária sobre as Terras Indígenas do Bioma Amazônia. Os resultados principais do primeiro artigo revelaram oito agrupamentos, seis clusters se mostraram mais impactados pelo desmatamento devido as estradas oficiais e não oficiais, portanto, pela facilidade de conectividade à rede rodoviária. A Regressão revelou que a mineração, os focos de calor e as estradas não oficiais dentro das TIs são motores do desmatamento nessas áreas da Amazônia. Os resultados apontam que para cada 1 km de estrada não oficial nas TIs, o desmatamento aumenta em 0,686 km2. Já os resultados para o segundo artigo revelaram que, no total, 16 a 46% dos incêndios ocorreram dentro da TI na maioria dos estados, enquanto o buffer de 10 km foi a região mais afetada pelo fogo. Confirmamos que nos últimos três anos houve um aumento significativo no número de incêndios ativos, representando anomalias na ocorrência de incêndios ao longo do período estudado. As principais conclusões desta tese de doutorado confirmam a hipótese de que, a rede rodoviária oficial e não oficial influenciam de forma direta no desmatamento e no aumento dos focos de calor ativo dentro e fora das nas terras indígenas no Bioma Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEX MOTA DOS SANTOS
Interno - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Presidente - 1054052 - VIVIANE ADRIANO FALCAO
Notícia cadastrada em: 03/10/2022 11:58
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