Banca de DEFESA: ERISON ROSA DE OLIVEIRA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERISON ROSA DE OLIVEIRA BARROS
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
TÍTULO:

Modelagem das Tendências de Mudança da Terra como Suporte ao Controle Territorial de Faixas de Domínio: Um Estudo Aplicado às Rodovias BR-408, BR-104 e BR-101/PE


PALAVRAS-CHAVES:

Ocupações irregulares; Faixas de Domínio de rodovias; Land Change Modeler (LCM) ;  Autômatos Celulares


PÁGINAS: 218
RESUMO:

Esta tese propõe um modelo para estudar as ocupações irregulares sobre as faixas de domínio de rodovias, que utiliza dados de uso e cobertura da terra do MAPBIOMAS, dados censitários do IBGE, assim como, variáveis, indicadores  ou índices socioeconômicos, de infraestrutura e ambientais das áreas marginais as rodovias. Abordagem apresentada pela pesquisa se utilizar de técnicas descritas na literatura cientifica com aplicação em diversas áreas das ciências, mas que ainda não haviam sido estudadas para aplicações em fenômeno das ocupações irregulares das faixas de domínio das rodovias. Fenômeno este de caráter complexo, por conta da grande extensão das rodovias que corta áreas de especificidades heterogêneas (grandes diversidades de situações sociais, econômicas e de cobertura do solo). E que podem exigir muitas variáveis para calibração de um modelo de simulação. A pesquisa se utilizou de  recortes espaço temporais que abrange as rodovias BR-408, BR-104 e BR-101 no trecho que corta o estado de Pernambuco, no período dos anos de 2000, 2010 e 2018. Na qual foram elaborados modelos dinâmicos de simulação, baseados na modelagem “Land Change Modeler (LCM)”via autômatos celulares. Para o desenvolvimento do modelo adotou-se plugin do QGIS denominado de MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation) na qual mostra como produtos cartográficos os mapa de potencial de transição e os resultados de simulação (projetado) para os anos subsequentes ao intervalo estudado, produzido com base em um modelo autômatos-celulares na abordagem de Monte Carlos. Os resultados do modelo proposto nas rodovias se mostraram-se satisfatórios quando comparados com o levantamento cadastral das ocupações irregulares realizados em 2018 pelo Programa PROFAIXA realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT.  Os modelos mostraram que no período de 2000 a 2010 não houve redução das ocupações irregulares e que as ocupações são mais intensas dentro do perímetro urbanos. Mostrando assim, a inoperância das instituições que fazem a gestão da territorial da faixa de domínio e das áreas marginais a rodovias em todos os trechos estudados. Verificou-se que algumas classes de cobertura do solo em certas condições são mais suscetíveis a ocupação irregular. A modelagem proposta para as ocupações irregulares sobre a faixa de domínio das rodovias resultou em um modelo que possibilita descrever de forma metodológica como podemos a partir de dados disponibilizados por diversas instituições criar modelos capazes de antecipar as ocupações irregulares (construções) sobre faixa de domínio das rodovias. Ajudando a criar políticas públicas e ações para fiscalizar de forma mais ostensiva as áreas suscetíveis a ocupações irregulares.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SILAS NOGUEIRA DE MELO - UEMA
Externo ao Programa - 2313407 - JOAO RODRIGUES TAVARES JUNIOR
Externo ao Programa - 1769444 - RODRIGO MIKOSZ GONCALVES
Externa ao Programa - 1193649 - SIMONE SAYURI SATO
Presidente - 1054052 - VIVIANE ADRIANO FALCAO
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 15:35
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