Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDENICE PAULINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDENICE PAULINO DA SILVA
DATA : 18/08/2022
LOCAL: Pos Graduação Engenharia Civil

Análise de Protocolos e Ações de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 em Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis: Estudo de Caso na Cidade de Recife-Pe

Covid, coleta seletiva, saúde no trabalho, pandemia.

Em dezembro de 2019, o alerta de uma pandemia se alastrou no mundo. Os países iniciaram os seus planos emergências no que tange ao governo federal, estadual e os municípios. Segundo Seung-Whee Rhee (2020), em meados de maio de 2020, mais de 4,5 milhões de pessoas foram confirmadas como infectadas, pela doença coronavírus 2019 (COVID-19), e cerca de 300.000 pessoas morreram de COVID-19 no mundo. A maioria dos países do mundo foram desafiados para o enfrentamento do vírus que se alastrou, de forma rápida, e em meio a falta de estrutura para contenção do contágio. No Brasil, o desafio não foi diferente, podendo ser mais relevante que os países desenvolvidos, devido às diferenças existentes de classes sociais, e as condições sanitárias deficientes. Considera-se também que diferentemente dos países desenvolvidos, o Brasil possui um déficit em coleta seletiva, e ainda que haja a separação dos resíduos em algumas residências (condomínios), muitas das vezes o município não possui setor de triagem ou cooperativas de reciclagem associadas para assegurar a reciclagem dos resíduos separados. A ABRELPE (2020), relatou que estima-se que, durante o período de emergência sanitária, decorrente da pandemia, de COVID-19, e por conta das medidas de quarentena, isolamento e distanciamento social adotadas deverá ser observado um aumento relevante na quantidade gerada de resíduos sólidos domiciliares (15-25%) e um crescimento bastante considerável na geração de resíduos hospitalares em unidades de atendimento à saúde (10 a 20 vezes). Considerando-se ainda a dificuldade já existente na destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários, a pandemia do COVID-19 trouxe um desafio maior ao aumentar o Risco da coleta, triagem e destinação final de resíduos que geram riscos biológicos tanto aos “garis” quanto aos operadores de triagem de resíduos em cooperativas de reciclagens, sendo necessário assim, uma mudança de comportamento das ações de todos os trabalhadores envolvidos com os  resíduos de COVID-19. Nesse contexto, a presente pesquisa visa reunir protocolos nacionais e internacionais sobre as ações necessárias no manuseio de resíduos em cooperativas, sendo aplicado também um estudo em dois municípios do estado de Pernambuco.

Externo à Instituição - FRANCISCO HUMBERTO DE CARVALHO JUNIOR - IFCE
Externa à Instituição - LAIS ROBERTA GALDINO DE OLIVEIRA - UFG
Presidente - 3199298 - MAURICIO ALVES DA MOTTA SOBRINHO
Externa à Instituição - SORAYA GIOVANETTI EL-DEIR - UFRPE