Banca de DEFESA: ANDERSONN MAGALHAES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSONN MAGALHAES DE OLIVEIRA
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil LITPEG 6° andar sala 2

O Impacto da Regulação do Uso do Solo sobre os Preços Imobiliários sob a Ótica da Cidade e Mobilidade Sustentáveis: O Caso da Lei dos Doze Bairros no Recife

Políticas de Regulação do Uso do Solo; Mobilidade Sustentável; Valores Imobiliários; Desenvolvimento
Urbano Sustentável

O desenvolvimento urbano, caracterizado por desafios como congestionamentos, altas densidades construtivas e poluição, exige a implementação de princípios sustentáveis. A integração entre infraestrutura de transportes e desenvolvimento urbano, focando em mobilidade sustentável se faz essencial (CERVERO, 2013). No Recife, a Lei dos Doze Bairros, buscou controlar a verticalização e congestionamentos, impactando indiretamente a mobilidade (LACERDA, 2018). Duas décadas depois, é relevante examinar seus efeitos no adensamento e benefícios para a mobilidade sustentável. Esta tese propõe analisar o impacto das políticas de regulação do solo na mobilidade e nos valores imobiliários, desenvolvendo uma metodologia para mensurar a importância atribuída pela sociedade à mobilidade sustentável. A metodologia envolve geração de variáveis de mobilidade por geoprocessamento, levantamento de variáveis relevantes da literatura, análise exploratória gráficos e mapas, seguida por análise bivariada e modelagem de regressão, inicialmente com variáveis tradicionais e, em seguida, com a inclusão de variáveis de mobilidade sustentável. Os resultados apontaram que a política regulatória impactou positivamente a diversidade do uso do solo, mas de forma não homogênea. Houve aumentos pontuais da preferência por transporte público, porém a política não diminuiu as viagens motorizadas nem impulsionou viagens ativas. O modelo de regressão capturou algumas variáveis de mobilidade como significantes na explicação da variação de preços, embora tenha apresentado resultados inesperados, como a desvalorização próxima a paradas de ônibus. Em síntese, a política dos Doze Bairros apresentou limitações na eficiência e homogeneidade de seus objetivos, mas promoveu alterações na mobilidade e uso do solo. Por fim, esta Tese inova ao incorporar variáveis de mobilidade sustentável geradas por SIG, apesar de limitações na generalização e na especificidade de certas variáveis. Recomenda-se expandir o escopo geográfico e incluir mais variáveis para aprimorar o modelo em estudos futuros. Esta Tese preenche lacunas ao abordar a falta de ferramentas para políticas de regulação do solo e sua influência na mobilidade sustentável e nos valores imobiliários.

Presidente - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Externa ao Programa - 1592522 - LIGIA ALBUQUERQUE DE ALCANTARA FERREIRA - nullInterna - 2228841 - MARIA LEONOR ALVES MAIA
Externa à Instituição - MÁRCIA REJANE OLIVEIRA BARROS - UPE
Externa ao Programa - 3214293 - YARA CRISTINA LABRONICI BAIARDI - null