Banca de DEFESA: RAQUEL OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL OLIVEIRA LIMA
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Avaliação de Parâmetros que Impactam as Simulações de Fluxo Acopladas Parcialmente à Geomecânica: Estudo de um Reservatório Siliciclástico Brasileiro

Geomecânica de reservatórios, simulação acoplada, acoplamento parcial two way, pseudoacoplamento, componentes principais, malhas não coincidentes

Este trabalho utiliza a simulação de fluxo acoplada a geomecânica para quantificar a deformação das rochas como resultado da produção nos reservatórios de petróleo. O módulo para simulações acopladas emprega o software comercial Imex® como simulador de fluxo e um simulador mecânico em elementos finitos em Matlab®, empregando esquemas de acoplamento parcial one way, two way e de pseudoacoplamento. Os problemas de fluxo e mecânico são acoplados pela alteração das pressões, da compressibilidade dos poros, da permeabilidade absoluta e da porosidade. As simulações foram realizadas para o Campo de Namorado (Bacia de Campos, Brasil) para avaliar os aspectos que impactam o procedimento de acoplamento parcial, tais como refinamento das malhas, frequência e variáveis de acoplamento, propriedades das rochas e dos fluidos. O objetivo consiste em avaliar a influência do comportamento mecânico do reservatório nas previsões de produção, e como reduzir o custo computacional das simulações acopladas. As simulações utilizando malhas não-coincidentes para os problemas de fluxo e mecânico mostraram que a redução do refinamento da malha mecânica apenas na direção vertical apresentou resultados muito próximos aos de quando as malhas são coincidentes, com expressiva redução do custo computacional. Nas simulações acopladas two-way, a compressibilidade dos poros foi o parâmetro de acoplamento que demonstrou maior influência na variação da pressão do reservatório em estudo, sendo muito importante a escolha da formulação de acoplamento para as previsões de produção. Observou-se que uma elevada frequência de acoplamento pode não resultar em diferenças significativas nas previsões de produção e nos deslocamentos, sendo preferível que essa frequência de acoplamento seja definida dinamicamente em função da variação de algum dos parâmetros de acoplamento para reduzir o custo computacional. As simulações acopladas previram maior recuperação de óleo do que a simulação de fluxo. O esquema de pseudoacoplamento, em que as tabelas de multiplicadores foram geradas através das simulações acopladas two-way, foi atrativo para quantificar as alterações da porosidade e permeabilidade do reservatório em estudo com custo computacional similar ao da simulação de fluxo tradicional. Foi possível explicar a contribuição positiva da variação do volume poroso para aumentar a produção de óleo e reduzir a produção do gás livre pela análise estatística de componentes principais, através de 60 cenários de simulação variando tanto as propriedades do óleo, quando os parâmetros elásticos das rochas.

Externo à Instituição - MARCOS VITOR BARBOSA MACHADO - PETROBRAS
Externo à Instituição - LUIS CARLOS DE SOUSA JUNIOR - PETROBRAS
Externa à Instituição - FLÁVIA DE OLIVEIRA LIMA FALCÃO - PETROBRAS
Presidente - 2749584 - IGOR FERNANDES GOMES