Banca de DEFESA: JULIANO CASTRO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANO CASTRO DE ANDRADE
DATA : 01/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:
O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: Avaliação dos Usuários sobre a Operação Atualmente Oferecida

PALAVRAS-CHAVES:
Qualidade nos sistemas de transportes. Sistema de Transporte Público de Passageiros. Questionário aplicado em transportes.

PÁGINAS: 165
RESUMO:
Esta dissertação objetiva a avaliação do serviço atualmente oferecido pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Para tal, foi elaborado um questionário de satisfação considerando os 4 modos ofertados na região, ônibus, BRT, metrô e VLT, além da integração vigente no sistema. O questionário foi divulgado por redes sociais e contou com uma etapa de coleta presencial em campo nos locais de maior movimentação dos modos. Foram comparadas as percepções entre usuários frequentes e não frequentes e entre usuários que usam o transporte em horário de pico e aqueles que o usam fora desse horário, sendo utilizado o teste de Mann Whitney para a verificação de diferenças estatisticamente significativas. Os resultados evidenciam a péssima percepção de qualidade que os passageiros têm sobre o serviço oferecido, independente do modo utilizado ou se são usuários frequentes ou se usam o serviço em horário de pico. A exceção ocorre para a percepção de tempo de viagem, considerado razoável por mais de metade dos passageiros quando avaliamos os modos com maior prioridade viária, a saber BRT, VLT e metrô. Quanto à comparação entre grupos, as diferenças entre usuários frequentes e não frequentes se limitaram aos atributos de velocidade e número de transferências, sendo as piores percepções as dos usuários frequentes, ao contrário do que presumido inicialmente. Quando comparados o uso em horário de pico e fora de pico, as diferenças significativas ocorreram apenas para “velocidade” e “tarifa”, com as piores avaliações associadas ao uso em horário de pico, como esperado. Várias sugestões são apontadas para as inúmeras deficiências apontadas, destacando-se a necessidade de obtenção de receitas de forma extra tarifária para a captação dos recursos necessários à melhoria da qualidade do STPP para que não seja aumentado o valor da tarifa, considerada cara pela grande maioria da população

MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1930177 - LIGIA RABAY MANGUEIRA ARAÚJO - nullExterno à Instituição - MARIO ANGELO NUNES DE AZEVEDO FILHO - UFC
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:35
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