Banca de DEFESA: NATALIA MILHOMEM BALIEIRO

DISCENTE: NATALIA MILHOMEM BALIEIRO
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Classificação Geomecânica de Maciços Rochosos para Implantação de Barragem: Estudo de Caso da Barragem Belém de São Francisco

Barragem, classificação geomecânica, maciço rochoso e fundação de barragem

A construção de barragens existe desde a antiguidade e desempenham um papel significativo no desenvolvimento humano, sendo estruturas fundamentais em regiões semiáridas que enfrentam desafios relacionados as frequentes secas. Os estudos geológicos-geotécnicos são um dos fatores condicionantes na escolha da concepção de um barramento, sendo influenciado diretamente pelas condições de fundação. Nesse contexto, o trabalho tem a objetivo de avaliar as condições geológicas e geotécnicas do maciço rochoso de fundação onde será implantada uma barragem no sertão Pernambucano. São apresentados os processos de caracterização e classificação geomecânica dos maciços rochosos com intuito de discutir a influência da fundação na escolha da alternativa tecnológica mais adequada para o projeto. Os dados utilizados foram oriundos da investigação geológica- geotécnica de campo e dos ensaios de laboratórios realizados. Adicionalmente, este trabalho classifica, individualmente, as litologias identificadas na investigação e o maciço rochoso ao longo da linha de fundação da barragem. O maciço é avaliado nas condições da sua condutividade hidráulica e classificado de acordo com valores de Rock Qualitiy Designation – RQD e o sistema Rock Mass Rating – RMR de Bieniawski. Os resultados indicaram que as rochas que compõem o maciço rochoso da fundação, foram classificadas, predominantemente como rochas brandas (R4) e muito brandas (R5), mostrando-se muito fraturado e alterado. Em relação, ao sistema RMR o maciço foi classificado com qualidade muito pobre, concluindo que, o maciço da rochoso não apresenta características geológico- geotécnicas e geomecânicas adequadas à uma fundação de uma barragem de estrutura rígida sendo a melhor alternativa uma barragem de gravidade.

Externo à Instituição - JOAQUIM TEODORO ROMAO DE OLIVEIRA - UNICAP
Presidente - 3287631 - LEILA BRUNET DE SA BESERRA
Externo ao Programa - 1549099 - ROBSON RIBEIRO LIMA - null
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 13:47