Banca de DEFESA: GUSTAVO FERREIRA COSTA

DISCENTE: GUSTAVO FERREIRA COSTA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Os Atributos que Influenciam os Consumidores do Comércio Eletrônico na Escolha de Entregas Sustentáveis de Última Milha

Comércio eletrônico; Entrega de última milha; Sustentabilidade ambiental. Comportamento dos consumidores; Pontos de coleta.

Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída a atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência.

Externa à Instituição - CINTIA MACHADO DE OLIVEIRA - CEFET/RJ
Presidente - ***.212.759-** - LEISE KELLI DE OLIVEIRA - UFMG
Interno - 1767927 - LEONARDO HERSZON MEIRA
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 08:42