Banca de DEFESA: MARCOS ARAÚJO DE SOUZA CELESTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ARAÚJO DE SOUZA CELESTINO
DATA : 08/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Proposta de Diretrizes de Modelo de Negócio para a Aviação Regional de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:
Aeroporto, Regional , Modelo de Negócio, Cluster, Diretrizes.

PÁGINAS: 87
RESUMO:
A mudança da visão do aeroporto de apenas uma infraestrutura social para uma ferramenta financeira acabou gerando mudanças no setor da aviação. O crescimento do setor e a liberalização do mercado fortaleceram a visão do aeroporto como negócio. Assim a ferramenta do modelo de negócio se torna importante por auxiliar no conhecimento do negócio e na melhoria de sua operação fazendo com o que ele se torne cada vez mais financeiramente sustentável e atrativo. No entanto dentro do setor os aeroportos regionais acabaram por enfrentar dificuldades devido à falta de interesse das companhias aéreas que passaram a migrar para os maiores centros urbanos, resultando em problemas financeiros de tais aeroportos prejudicando diretamente a conexão da população afastada dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de diminuir este impacto financeiro e social, iniciativas como o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) no Brasil surgiram para garantir operações regulares nos aeroportos regionais. Diante do contexto apresentado o estudo do modelodenegóciodosaeroportos,especificamente dos aeroportos de Pernambuco se torna importante tanto para o conhecimento dasituação quanto para o conhecimento de diretrizes que possam vir a serem adotadas. Com base emmodelos de negócio presentes na literatura identificou-se variáveis que caracterizem o modelo. Aamostra de aeroportos adotadas seguiu a classificação do Plano Aeroviário Nacional (PAN) para osaeroportos regionais, formando um grupo de 185 aeroportos. Diante da grande amostra a análise decluster foi utilizada com o objetivo de reduzir o escopo de análise permitindo a comparação comaeroportos de características semelhantes. A método de cluster utilizado foi o K-means sendoadotados três grupos. Além disso, utilizou-se a ferramenta DEA com o objetivo de encontrar osaeroportos mais eficientes para serem utilizados como referências para o modelo de negócio dosaeroportos pernambucanos. A análise de clusters permitiu reduzir o escopo de análise e comparar asituação dos aeroportos regionais de Pernambuco com a de outros grupos. Nogeral,osaeroportospernambucanos mostraram potencial econômico e social significativo e medidas para seudesenvolvimento foram recomendadas, dentre as medidas destaca-se operação de novas companhiasaéreas, adição de novas rotas e a criação de site oficial e rede social dos aeroportos. Considerando atendencia presente no grupo de maior porte e das últimas rodadas das concessões aeroportuáriasbrasileiras tais aeroportos podem ser utilizados em grupo para futuras rodadas de concessões.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO GILDEMIR FERREIRA DA SILVA - UFC
Externa à Instituição - MARIA DO ROSÁRIO MAURICIO RIBEIRO MACÁRIO
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 15:28
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