Banca de DEFESA: NINA ROSA DOS SANTOS SILVEIRA

DISCENTE: NINA ROSA DOS SANTOS SILVEIRA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Análise Numérica Termomecânica da Convergência de Cavernas para Estocagem de Gás em Depósitos de Halita

Fluência. Estocagem Subterrânea. Cavernas por dissolução. Método dos elementos finitos.

A estocagem de gás em cavernas subterrâneas é uma das atividades, dentro da cadeia de produção de petróleo e gás, pouco exploradas dentro do território nacional. Com a descoberta dos campos do pré-sal seu potencial de exploração tornou-se objeto de estudos de diversos setores o que levou a recentemente publicação da "Nova Lei do Gás", Lei nº 14134 de 8 de abril de 2021, que regulamenta o uso das estruturas de sal com finalidade de armazenamento dos mais diversos materiais. A estocagem de gás em domos ou camadas de sal geralmente possui volume inferior ao alcançado em meios porosos e são muito mais caras de serem construídas, sua principal vantagem é o elevado número de ciclos de injeção e retirada permitindo suprir altas demandas durante picos de consumo de gás natural. Além disso, em vários poços do pré-sal o petróleo produzido possui alta concentração de CO2, que atualmente é separado dos demais fluidos, reinjetado no reservatório, para aumento de pressão, e consequente produção dos poços. A estocagem de gás em camadas de evaporitos poderia ser uma alternativa de destinação para o excedente desse CO2 que é tão nocivo para nossa atmosfera causando aumento do efeito estufa. As rochas salinas são impermeáveis e absorvem elevado nível de deformação sem que sofram rupturas, sob o efeito de altas temperaturas e pressão chegam até a sofrer um fenômeno de autocicatrização recuperando sua estanqueidade. Do ponto de vista mecânico seu comportamento característico é o de fluência no qual em função de seu estado de tensão e temperatura permanece se deformando por longos períodos de tempo, mesmo mantendo sua temperatura constante e sem a ocorrência de novas sobrecargas. O modelo de fluência utilizado neste estudo é baseado em uma formulação empírica que considera somente a fase estacionária de fluência. Sendo um dos mais empregados em aplicações geomecânicas, este modelo é conhecido como modelo de mecanismo duplo de deformação ou também chamado de modelo de Norton simplificado, apresentando bons resultados quando as análises envolvem longos períodos de tempo. As análises numéricas geomecânicas foram realizadas com o auxílio do código de elementos finitos CODE-BRIGHT (COupled DEformation BRIne Gas and Heat Transport) para avaliação da estabilidade e deformação das cavernas. As análises apresentadas neste trabalho, demonstram a influência da temperatura no tempo de vida útil de cavernas subterrâneas, construídas por dissolução, em depósitos de halita, retardando ou acelerando o processo de convergência da mesma e consequente diminuição de seu volume.

Presidente - 2749584 - IGOR FERNANDES GOMES
Externo à Instituição - JONATHAN DA CUNHA TEIXEIRA - UFAL
Interno - 1800053 - JOSE ANTONIO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 09:43