Banca de DEFESA: JULIO SANI LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO SANI LOPES
DATA : 22/04/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

POLÍTICA EXTERNA NO CONTEXTO AFRICANO: O ESTUDO COMPARADO DE ATORES DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CHINA E BRASIL NA GUINÉ-BISSAU (2000-2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Política Externa, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Brasil, China, África, Guiné-Bissau


PÁGINAS: 49
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo traçar de forma exploratória e comparativa o perfil de cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) do Brasil e da China na Guiné-Bissau, enquanto um dos principais benificiários dos recursos provenientes desses gigantes do Sul. A literatura de Cooperação Sul-Sul (CSS) sobre o Brasil e China aponta os dois países como fornecedores diferentes um do outro, mas que possuem alguns traços de semelhança na forma de inserção na agenda de CID e, embora o estudo de CSS de ambos apareça de forma enfática na academia brasileira, a literatura dessa agenda de pesquisa tem sido generalista e ainda são poucos os estudos explorando questões específicas. Em consequência disso, a literatura também não explorou em perspectiva comparada a composição de atores articuladores de suas políticas de cooperação. Dado o estado da arte da agenda de pesquisa, torna-se necessário comparar as burocracias e atores infra estatais que incidem nos projetos de CSS desses dois destacados provedores naquele país africano. Destarte, a pesquisa indaga:  como a composição dos atores mais implicados nos projetos de CSS executados pelo Brasil e China na Guiné-Bissau explica o perfil e resultados em política de cooperação? Em termos teóricos a pesquisa fez uma revisão de literatura sobre o conceito de política externa, perpassou por análise de política externa dos dois países para o contexto bissau-guineense e estudos sobre a CID. A metodologia é do tipo qualitativa dividida em fases de coleta via internet e do estudo de campo. Este comtempla o levantamento dos dados e entrevistas semiestruturadas com atores estatais dos países estudados, analisando os significados que atribuem aos projetos de cooperação e suas percepções sobre as agências mais implicadas nos empreendimentos com o Estado guineense. Os resultados indicam que as empresas são atores mais envolvidos nos projetos de cooperação chinesa na Guiné-Bissau, sobretudo em setores de infraestrutura e pescas, isso explica o perfil de cooperação cada vez mais centrado na diplomacia econômica, enquanto a cooperação brasileira naquele contexto se dá principalmente no domínio técnico, com destaque para o setor de educação, marcado pela troca de tecnologias e expertise com forte implicação das suas agências especializadas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3089607 - RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
Interno - 3155193 - MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
Externa à Instituição - CINTHIA REGINA CAMPOS RICARDO DA SILVA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01