MEMÓRIA E INFORMAÇÃO EM PODCASTS: modelo teórico-prático com affordance e wayfinding para encontrabilidade da informação
Memória – Informação; Encontrabilidade - Findability; Wayfinding; Affordance; Podcasts
Diante do modelo paradigmático que evidencia a informação tecnológica e pós-custodial, para além da visão custodiadora e tecnicista do documento, a documentação digital desafia o cenário tradicional da disseminação da informação, em que sujeitos autônomos se comunicam ou trocam “informações”. Adicionamos recentemente a rapidez e a necessidade por informação com linguagem e acesso facilitados, em especial, os podcasts, para reforçar tais premissas. Mas como encontrar informação especializada nesses canais? A questão problema se inicia na pesquisa empírica, com relatos e observação participativa, dá voz a experiência na gestão dos conteúdos em formatos de áudio. A hipótese inicial afirma que o modelo de metadados atual não atende a crescente demanda de informação, o que gera a dificuldade na encontrabilidade de informação. Esta proposição indica que os modelos da organização da informação e do conhecimento para os formatos supracitados soam como um problema que desencadeia nas estruturas e construção da memória, para este recorte de informação. Desta forma, nosso objetivo é propor um modelo de sinalização, orientação, identificação no direcionamento de sujeitos informacionais e seus conteúdos, a partir das premissas de teorias trazidas da arquitetura da informação. A primeira, wayfinding, se caracteriza como uma série de "pistas" (ou rastros) que auxiliam na orientação, identificação e até mesmo no direcionamento de pessoas-conteúdos; a segunda, affordance, considera as propriedades (do objeto) e a capacidade (do agente) dentro dos ambientes, e que requerem algumas ações, resultando em contributos para a encontrabilidade da informação. Após pesquisa teórico-conceitual podemos ressaltar que tais conceitos são trabalhados com uma visão mais tecnológica que propriamente metodológica, no contexto informacional. Com a metodologia quadripolar (SILVA;RIBEIRO, 2002) traçamos como objetivos específicos a revisão dos paradigmas de informação, do conceito de informação enquanto fenômeno; das noções de wayfinding e affordance; discussão do panorama e das relações das teorias da AI com a CI. Os primeiros resultados apontam a revisão de literatura necessário para o modelo teórico-prático de categorização para formatos de áudio.