A RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE MODA ONLINE SOBRE UMA PERSPECTIVA DA MATURIDADE E FAIXA ETÁRIA TRANSITÁRIA FEMININA
etarismo feminino; fast fashion; sociedade 5.0, comportamento de consumo, gerontecnologia.
Ao passo que a sociedade evolui, surgem novas narrativas que afetam as esferas do comportamento humano, principalmente quando se trata da mulher, diretamente afetada em todas as suas fases de vida, a qual são atribuídos certos códigos sociais que interferem na forma como deveria agir, vestir-se, e ser, e por sua vez, a tornam excludente nas participações sociais. Principalmente na etapa do envelhecimento, é criando uma espécie de materialização coletiva dessa fase, que a imagem que se pode ser ativo socialmente tanto no campo físico como no digital se anula e se dissocia. Esta pesquisa buscou analisar as narrativas em torno da maturidade, tecnologia e moda no contexto do consumo de moda fast fashion, relacionando tanto ao aumento expectativa de vida e acesso à informação, quanto às discussões sobre gerontecnologia e sociedade 5.0, cruciais na abordagem do tema em sua totalidade. O objetivo interpreta as narrativas de consumo entre o mercado de moda online fast fashion e as mulheres maduras, mediante a fase de transição de comportamento na sociedade contemporânea. Para este fim, foi conduzida uma pesquisa de caráter qualitativo, com método de abordagem hipotético dedutivo, através de questionário semiestruturado aplicado com 42 mulheres maduras. O estudo analisou as dinâmicas e inquietudes no processo digital de compra dos artefatos de moda correlacionando-o com a auto imagem e as relações psicológicas emergentes, em meio ao rompimento gradual da mulher com as barreiras do etarismo. Assim, esta pesquisa possibilita identificar - se como se estabelece a relação entre a tríade de moda, tecnologia e a reconstrução do “Eu” dentro das novas perspectivas de mundo.