UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESFORÇO COGNITIVO DA PESSOA SURDA NO USO DE INTERFACE WEB BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS).
Acessibilidade na web; Surdo; Experiência do usuário; Avaliação de experiência; Arquitetura da Informação.
No Brasil, o número de deficientes ultrapassa 45 milhões, mais de 20% da população. Dentre eles, 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez. Para grande parte dessas pessoas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira e, muitas vezes, a única língua aprendida. Neste contexto, a língua escrita é uma das barreiras mais difíceis à acessibilidade na web para este público. A maioria das interfaces web têm sido desenvolvidas de maneira empírica, muitas vezes sem o conhecimento ou participação efetiva do usuário surdo. Embora alguns estudos apontem alternativas, são recomendações superficiais e incipientes do ponto de vista de avaliação de experiência. Esta dissertação explorou questões básicas do projeto de interface, com ênfase no componente rotulagem da arquitetura da informação, buscando entender quais recursos proporcionam uma experiência satisfatória e emocionalmente positiva à pessoa surda. Para isso, foram discutidos os elementos que compõem a experiência do usuário e como são construídos os rótulos de uma interface. Foi realizado um mapeamento de recomendações e estudos de projeto web com foco na pessoa surda, a fim de elaborar diferentes propostas de sistemas de rotulagem. Estas propostas foram avaliadas por 40 surdos de diferentes perfis e regiões do Brasil, por meio de formulário bilíngue (Libras-Português). Os resultados mostraram que surdos com diferentes conhecimentos na língua escrita têm diferentes satisfações e emoções para uma mesma proposta. Entretanto, a importância do recurso visual é ponto positivo comum para todos os surdos, independentemente do perfil. Esta pesquisa utilizou-se do método de abordagem indutivo e métodos de procedimento bibliográfico e comparativo.