XP.4U - FRAMEWORK PARA DESIGN DE ARTEFATOS DIGITAIS COM FOCO EM EXPERIÊNCIA PARA USUÁRIOS IDOSOS
Design, Metodologia, Usabilidade, Idosos.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o mundo passou por uma acelerada mudança na forma de interação proporcionada artefatos digitais. Essa aceleração da digitalização de diversos serviços afetou diretamente a vida de uma parcela significativa da população, entre elas os idosos. Os projetos de artefatos digitais têm como premissa a diversidade de público, mas, ainda assim, não são atendidas todas as escalas do espectro de necessidades especiais, sejam visuais, auditivas ou hápticas. A partir da revisão da literatura, esta pesquisa faz um estudo das metodologias de design, desde as clássicas, até as mais atuais. Em busca de procedimentos voltados para o projeto de artefatos para o público idoso. Com esses dados, são comparadas as principais metodologias com o objetivo de verificar sua conformidade em relação a este público. Em seguida, a pesquisa aborda a convergência de áreas do conhecimento em prol do idoso. A chamada Gerontecnologia traz contribuições das mais diversas áreas com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos. A partir dessa análise, será desenvolvido um framework com foco no design de artefatos digitais para o público idoso. A metodologia prevê ainda a avaliação do framework a partir da aplicação dele no desenvolvimento de projetos acadêmicos e validação por docentes da área do ensino em design a partir dessa aplicação.