ASPECTOS METODOLÓGICOS CONVERGENTES ENTRE DESIGN E O PROCESSO DO FAZER CINEMA DOCUMENTAL
Documentário; Processo Criativo; Design; Métodos.
O Design tem se mostrado uma ferramenta para o cinema, tanto nas áreas de atuação, quanto nas áreas de pesquisa. Embora pesquisas existentes com foco no processo de criação de obras cinematográficas contribuam para a discussão acerca das convergências entre design e cinema, existe uma lacuna em estudos sobre métodos e processo criativo no cinema documental. Sendo este uma importante ferramenta de registro histórico e disputa ideológica, é fundamental que pesquisadores, estudantes e profissionais passem a enxergá-lo como um projeto, um processo que demanda a união da força de trabalho e do conhecimento teórico de várias disciplinas. Diante disso, essa pesquisa, de caráter exploratório e abordagem hipotético-dedutivo, se ramifica nas áreas de design e cinema, utilizando como objeto de estudo o processo de criação no cinema documentário, a partir do procedimento técnico do estudo de caso associado ao método etnográfico. Evidenciando a rede de ramificações do design, tendo como recorte temporal e profissional da pesquisa a produção atual, acompanhando a atuação de uma realizadora audiovisual produzindo um documentário que está inserido no contexto social, cultural, político e econômico do cinema documental brasileiro a fim de entender quais são os métodos e técnicas utilizados pela direção e relacioná-los com métodos aplicados nos projetos de design.