DOS RETALHOS DE HELANCA ÀS HASHTAGS NO INSTAGRAM: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONSUMO ONLINE DE MODA ATRAVÉS DA PRESENÇA DIGITAL DA FEIRA TÊXTIL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE
Instagram, Cultura do consumo, Moda, Santa Cruz do Capibaribe-PE
A indústria vestimentar encontra-se frente à cultura de consumo mundial, ocupando
frequentemente o ranking das maiores e mais rentáveis indústrias do mundo. No estado
de Pernambuco, o setor de confecções e têxteis apresenta profunda importância para a
economia local e nacional, em 2017, por exemplo, essa indústria foi responsável pela
movimentação de mais de 1 bilhão de reais (IEMI, 2017). Em busca de compreender
tamanha grandiosidade, o presente trabalho dedica-se ao estudo da “cidade mãe” do pólo
têxtil de PE, Santa Cruz do Capibaribe, que durante suas feiras semanais chega a receber
mais de 150 mil pessoas interessadas em adquirir mercadorias e realizar transações
comerciais. Contudo, diante da suspenção da feira presencial durante o ano de 2021 por
consequência da pandemia mundial do Corona Vírus (COVID-19), as atividades
comerciais transitaram do espaço físico para o digital, colaborando para uma nova
expressão do setor nas redes sociais e canais de comunicação digitais. Nesse sentido, o
presente trabalho tem como enfoque principal o estudo da moda produzida no município
de Santa Cruz do Capibaribe-PE e suas manifestações em ambiente digital, utilizando
como parâmetro o caso da “Feira Têxtil” que ocorre na rede social “Instagram”. Algumas
reflexões teóricas acerca da moda, da Era Digital e do consumo serão necessárias, e para
isso, utilizaremos o aporte teórico de Svendsen (2010), Lipovetsky (2009), Santaella
(2001), Baudrillard (2011) e outros autores que nos ajudem a construir tal argumentação.
O principal método para a realização desse trabalho é a netnografia, descrita por Miller
(2015) como um método de importância para o estudo da cultura humana em ambiente
digital, também, utiliza-se da revisão bibliográfica e documental que juntas viabilizam o
estudo em questão. Por fim, entende-se que a presente pesquisa poderá trazer resultados
significativos para esse setor produtivo que carece de maiores informações entorno da sua
recente trajetória digital nas redes sociais.