UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESFORÇO COGNITIVO DA PESSOA SURDA NO USO DE INTERFACE WEB BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS).
Acessibilidade na web; Surdo; Deficiente auditivo; Carga cognitiva; Design de interação.
No Brasil, o número de deficientes ultrapassa 45 milhões, mais de 20% da população. Dentre eles, 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez. Para grande parte dessas pessoas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira e, muitas vezes, a única língua aprendida. Mesmo os surdos que são alfabetizados na língua escrita, consideram a língua de sinais como a primeira língua (L1). Neste contexto, a língua escrita é uma das barreiras mais difíceis à acessibilidade na Web para surdos. Embora alguns estudos apontem soluções para este problema, são incipientes do ponto de vista de avaliação de usabilidade e demanda cognitiva aos usuários. Esta dissertação busca explorar a usabilidade das interfaces bilíngues (Libras-Português) com ênfase nos aspectos cognitivos da pessoa surda. Para isso, a surdez e tópicos relacionados serão discutidos, tais como a cultura surda, linguagem e percepção de mundo. Também será realizado um mapeamento de heurísticas de avaliação de acessibilidade web com foco na pessoa surda, a fim de gerar um conjunto aderente ao contexto. Este conjunto servirá como base para avaliação a ser realizada no estudo de caso do Repositório Digital Huet. Trata-se de uma das mais importantes bibliotecas digitais, com materiais em Libras e Português para e sobre educação de surdos. Da ergonomia cognitiva, campo que trata dos aspectos cognitivos relacionados à tarefa, serão utilizados métodos que adicionarão aos testes de usabilidade uma camada mais profunda na avaliação da biblioteca. Por fim, espera-se identificar eventuais problemas e contribuir com recomendações projetuais interfaces bilíngues (Libras-Português). Esta pesquisa utiliza-se do método de abordagem indutivo e métodos de procedimento comparativo, bibliográfico e estudo de caso.