Banca de DEFESA: THATIANNE ELISA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: THATIANNE ELISA FERREIRA DA SILVA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/aao-ktgq-zrn

PADRÕES AMBIENTAIS ERGONÔMICOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E AS EXIGÊNCIAS DA RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA 502/2021 DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ergonomia do Ambiente Construído, Instituição de Longa Permanência para Idosos, RDC 502/2021.

Com o prolongamento da expectativa de vida, a população mundial segue uma tendência de envelhecimento, com o aumento do número de idosos. Ao voltar o olhar para esse público, percebe-se a urgência em preparar seus ambientes domiciliares para uma estadia de qualidade, adequados às suas necessidades específicas. Sua moradia é o ambiente construído no qual a pessoa idosa passa a maior parte do seu tempo, e tem a capacidade de influenciar significativamente sua autonomia e percepção de bem-estar e qualidade de vida. É assegurado por lei que a pessoa idosa tem direito a viver em condições dignas, seja no seio familiar ou em ambiente asilar. Quando instalados em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, estas devem oferecer ambientes com salubridade, higiene e acessibilidade. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer se as recomendações de infraestrutura física da Resolução de Diretoria Colegiada no 502/2021, da Vigilância Sanitária, documento legal que indica as condições mínimas de funcionamento para ILPIs, atendem as necessidades intrínsecas à relação entre pessoa idosa e ILPIs. Para isso, elaborou-se um diagnóstico de aspectos técnicos e outro ergonômico acerca de ILPIs em Recife e mais três cidades pernambucanas, apoiados em dados coletados pelo Ministério Público de Pernambuco e da Vigilância Sanitária Municipal, bem como em estudos publicados pelo Ergoambiente, da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados apontaram similaridades entre as duas perspectivas, como questões de acessibilidade e da adaptação do espaço construído para as demandas específicas do residente, com o foco na redução de riscos de acidentes e da personalização do lugar. O olhar acadêmico revelou caracterizações essenciais acerca do conforto ambiental e do programa de necessidades já estabelecido. Por fim, os achados contribuíram para a definição de padrões ambientais ergonômicos em ILPIs que, além do rebatimento prático, podem embasar melhorias no instrumento legal estudado e em projetos arquitetônicos similares futuros.

Interna - 2295032 - LAURA BEZERRA MARTINS
Presidente - 1527991 - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
Externa à Instituição - THAÍSA FRANCIS CÉSAR SAMPAIO SARMENTO - UFAL
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 13:16