A aptidão espacial pode ser definida como a habilidade de reter, formar, recuperar e transformar imagens visuais, sendo elas simples ou complexas, através de esquemas mentais (Carroll, 1993; Pietro e Velasco, 2006). A capacidade visiográfica-tridimensional (CV3D) pode ser considerada como “a habilidade de perceber e compreender formas tridimensionais e expressá-las graficamente bi e tridimensionalmente” (Rêgo, 2011, p.15). Diversos autores apresentam a educação gráfica como um meio para o desenvolvimento não somente da percepção visio-espacial, como também de processos cognitivos significativos. Muito se fala sobre a importância desta habilidade em cursos de graduação que estejam ligados às áreas de criação e representação gráfica como: Arquitetura, Engenharias, Design e Expressão Gráfica, no entanto o conhecimento da geometria para o desenvolvimento desta habilidade também se faz necessário em outras áreas do conhecimento. Neste estudo abordaremos o desenvolvimento da CV3D na área de saúde por meio do uso de modelos didáticos. Para isso, pretende-se aliar o campo do estudo do design, com a neuroergonomia e a tecnologia de materiais com o objetivo de propor recomendações para a produção de modelos didáticos direcionados para as disciplinas da área da saúde a fim de promover o desenvolvimento da habilidade de percepção visual dos estudantes.