SUJEITO ENQUANTO CORPO-DESIGNER: as representações sociais do designer e suas relações com as questões étnico-raciais na educação.
Educação em Design; Representações sociais; Identidade Social; Educação Étinico-racial.
Os debates que compõem esta pesquisa visam proporcionar uma reflexão acerca da construção social da identidade dos designers através do campo simbólico da educação. Buscando compreender, à luz da teoria das representações sociais (TRS), e da Teoria do Núcleo Central, quais as representações sociais que os discentes e docentes de design da UFPE possuem a respeito do que é “ser designer” e a respeito das “educação étnico-racial em Design”. A intenção em falar sobre a identidade social e suas relações com as representações sociais do ambiente educacional, está em concordância com as Diretrizes Curriculares da Educação Ético-racial, promovidas pelo MEC em 2003 e que visam romper com o imaginário social tradicional da educação brasileira. Buscamos a partir deste estudo a ampliação dos debates acerca das estratégias de reparação e valorização histórica, promovendo um ambiente justo e igualitário para os povos negros, pardos e indígenas. Neste sentido, buscamos um aporte teórico-metodológico que favoreça a interpretação da complexidade das representações sociais, da educação étnico-racial e da construção identitária através da educação, para que assim possamos tensionar o debate acerca da presença do corpo e do poder de subjetivação da educação que está atrelado à experiência individual do sujeito e do seu processo formativo.