PPGEST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA - CCEN DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA - CCEN Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ALLAN DOS SANTOS

DISCENTE : ALLAN DOS SANTOS
DATA : 27/08/2021
LOCAL: video conferência

APROXIMAÇÕES DE BAIXA COMPLEXIDADE PARA A DCT FRACIONÁRIA

Processamento de sinais, aproximação, DCT, transformada fracionária

Entre as transformadas discretas mais relevantes, destaca-se a transformada discreta do cosseno (DCT), amplamente empregada em descorrelação de dados por sua proximidade numérica com a transformada de Karhunen-Loève. A DCT admite a inclusão de um parâmetro fracionário α, denominado de ordem, que assume valores no intervalo [0, 1]. Tem-se assim a transformada discreta do cosseno fracionária (FrDCT). Os valores intermediários de α levam a uma análise espectral mista com informações do domínio do tempo e do domínio da transformada. Para α intermediário, a FrDCT oferece uma complexidade de implementação maior do que a DCT, haja vista que as simetrias da DCT não são necessariamente transferidas para a FrDCT. Assim, a derivação de algoritmos rápidos para FrDCT é um tópico relevante, mas cujos desempenhos tendem a ser inferiores aos obtidos pelos algoritmos para a DCT usual. Para endereçar esse problema, propomos uma metodologia baseada em técnicas de aproximação matricial para a derivação de matrizes de baixa complexidade aritméticas capazes de avaliar numericamente a FrDCT. Tais aproximações redundam em algoritmos rápidos de baixa complexidade, sendo ausentes elementos multiplicadores. A ausência de multiplicadores facilita a eventual implementação física destes algoritmos, devido ao esperado baixo consumo energético e baixo consumo de elementos de hardware. Os métodos desenvolvidos têm aplicação em localização temporal de faltas e em análise de sinais não bem modelados por sistemas AR(1), como assumido na análise via DCT tradicional.

Interno - 2937900 - ABRAAO DAVID COSTA DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - BRUNA GREGORY PALM
Presidente - 1513566 - RENATO JOSE DE SOBRAL CINTRA
Notícia cadastrada em: 17/06/2021 15:25