PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMONA RAISSA DO NASCIMENTO GUERRA MELO RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMONA RAISSA DO NASCIMENTO GUERRA MELO RIBEIRO
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Recife, PE

JÁ FAZ TEMPO QUE EU SAÍ DE CASA PRA VIVER, NO MAR!: o Projeto de Nacionalização da Pesca no Brasil, a partir das Escolas Profissionais de Pesca (Darcy Vargas, RJ, e Tamandaré ,PE)

Escola Profissional de Pesca; Nacionalização da pesca; Ethos; Marambaia; Tamandaré; Ensino profissional.

Esta pesquisa tem como pretensão discutir a respeito da iniciativa das Escolas de Pesca no Brasil, que integraram um projeto de nacionalização da pesca durante o fim do século XIX e todo o século XX, ao qual atribuiria a elas, a função de promover o ensino profissional e, consequentemente, disseminar um ethos profissional pesqueiro que se enquadra na lógica predominante da organização social brasileira. Isto é, instruir os pescadores artesanais para o trabalho industrial, que representaria o avanço significativo do setor da pesca para economia do Brasil. Para tal, o objetivo central deste trabalho busca compreender os possíveis impactos promovidos pela tentativa modernizar a pesca disseminado pelas Escolas Profissionais de Pesca no Brasil (Darcy Vargas – RJ e Tamandaré - PE), sobre as comunidades pesqueiras e a pesca artesanal, atentando as especificidades que cada uma delas possuiu. Sendo esta uma pesquisa de caráter etnográfico, que se propõe a mesclar pesquisa documental em jornais da época com entrevistas narrativas (ex-alunos e pessoas que viveram no período de funcionamento das Escolas), por acreditar que assim será possível estabelecer suas relações do ponto de vista histórico e burocrático junto às percepções cotidianas das pessoas que vivenciaram diretamente ou indiretamente tais Escolas de Pesca.

Interno - 3523640 - SIDARTHA SORIA E SILVA
Interno - 2323516 - CRISTIANO WELLINGTON NOBERTO RAMALHO
Externo à Instituição - JOSÉ COLAÇO DIAS NETO
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 15:05