PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DO COLETIVO FULNI-Ô DE CINEMA: A IDENTIDADE REPRESENTADA DO INDÍGENA EM PERNAMBUCO
Identidade. Representações sociais. Povos indígenas. Audiovisual. Teorias decoloniais. INTRODUÇ
Os povos indígenas brasileiros têm sofrido crescentes ataques aos seus direitos, inclusive por órgãos do poder executivo federal atual. Percebe-se que muitas violações são respaldadas por representações sociais clássicas e pejorativas do índio presentes no imaginário popular. Nesse cenário, iniciativas de produção audiovisual por realizadores indígenas são consideradas um novo instrumento de embate narrativo e de resistência, com caráter pedagógico, de rompimento de estereótipos, propiciando acesso a informações acerca da visão de mundo e dos diversos modos de viver, como também de fortalecimento identitário e cultural. Entende-se que tais mudanças podem abrir caminho para a garantia dos direitos indígenas já conquistados, a conquista de novos, além do diálogo positivo com não índios e a articulação de novas alternativas. Assim, o presente estudo visa a investigar a produção audiovisual do Coletivo Fulni-ô de Cinema e suas contribuições.